A cerveja artesanal Witbier nasceu na cidade belga Hoegaarden, no século XV. Nessa época, a Bélgica ainda era uma colônia da Holanda e a Europa vivia o período das navegações. A exploração marítima levou os europeus rumo às Índias, onde adquiriam diversas especiarias que eram, inclusive, adicionadas às receitas de cerveja.
Em Hoegaarden, um dos principais produtores da cerveja artesanal eram os monges, que utilizaram o trigo como matéria-prima. Há registros que apontam que as cervejas de trigo eram bastante azedas na época, mas isso seria corrigido com um toque de cítrico. A Witbier se tornou completa e leve com a adição de cascas de laranja e sementes de coentro, trazidos de Curaçau, outra colônia holandesa.
A criação da Witbier mudou o cenário da produção cervejeira de Hoegaarden, que viu o número de cervejarias multiplicarem. A cerveja belga conquistou popularidade, mas sofreu uma queda com a Segunda Guerra Mundial, o que levou ao fechamento das cervejarias até 1957. Oito anos depois, porém, moradores da região reviveram a receita, com destaque para Pierre Celis, que deu à sua marca o nome da vila.
A popularidade dessa cerveja tomou ainda um empurrãozinho quando passou a ser produzida por microcervejarias americanas. Atualmente no Brasil, a Witbier é facilmente encontrada e muito consumida, sobretudo no verão.
Conheça também a cerveja de trigo alemã, Weissbier.
Características que tornam a Witbier uma cerveja marcante
Também conhecida como Belgian White, ou cerveja branca, a Witbier é tradicionalmente produzida com cevada e maltes de trigo. As sementes de coentros e cascas de laranjas dão à cerveja um sabor cítrico, leve e refrescante, que contribui para sua alta drinkability. Seu nível de IBU é baixo e o lúpulo é quase imperceptível.
Essas especiarias também são percebidas moderadamente no aroma, assim como o trigo e os grãos. Essa cerveja também tem alta carbonatação, o que dá um toque picante lá no fundo.
Já na aparência, a coloração da Witbier é entre o palha e o amarelo, típico das cervejas à base de trigo. Sua espuma é densa e branca. A cerveja Witbier também tem seu copo especial, chamado Tumbler.
Leia também sobre as características e a origem da Belgian Tripel, a cerveja belga produzida por monges trapistas.