Weissbier: a cerveja de trigo alemã

Weissbier: a cerveja de trigo alemã

Se tem uma cerveja artesanal que combina direitinho com o clima quente do Brasil é a Weissbier (Weizenbier). Weiss significa “branco” em alemão, por conta da coloração esbranquiçada dessa cerveja, enquanto Weizen refere-se ao trigo usado na receita. Essa cerveja de trigo pertence à família Ale e é conhecida pela refrescância e a coloração amarela turva. Esse estilo também é muito popular na Alemanha, especialmente na Bavária, onde a Weissbier surgiu.

Para ser uma típica Weissbier, são necessários ao menos 50% de malte de trigo, podendo ser completado com malte de cevada. Mas algumas cervejas têm quase o total de trigo em sua receita. Há ainda outras características que variam, como as especiarias usadas e até a filtragem. Já a graduação alcóolica gira em torno de 5% a 6%.

Criada há alguns séculos, esse estilo de cerveja alemã costumava ser produzida com exclusividade na região da Bavária, já que a realeza bávara havia determinado o monopólio da cerveja de trigo. No restante do mundo, esse estilo se tornou mais popular na década de 1960.

Características da cerveja de trigo (Weiss)

É fácil identificar uma cerveja de trigo pelo tom amarelo palha, característico do grão. Tradicionalmente essa bebida costuma ser turva, por conta das proteínas e da levedura. O visual fica completo com um colarinho branco e denso, e a espuma cremosa.

A Weiss se destaca pelas notas de banana e cravo no aroma e no sabor. Por conta da alta carbonatação, essa cerveja é frisante e muito refrescante. O grande valor nutritivo desta cerveja, ajuda na sensação de robustez de seu corpo. É comum que consumidores mais ávidos possam se sentir saciados mais rapidamente.

Na Bavária, é comum consumir essa cerveja no desjejum, pois além do fator nutritivo e de saciedade, as leveduras contribuem com probióticos. Essa última característica só está presente nas cervejas não filtradas e não pasteurizadas.

Filtrada ou não filtrada

Como um amante de cerveja artesanal, talvez você já tenha ouvido falar dos nomes Hefeweizen e Kristallweizen. Essa diferença se refere à filtração da cerveja de trigo.

A tradicional Weiss alemã é conhecida como Hefeweizen, porque ela não é filtrada. Isso dá à bebida uma aparência turva, por conta da levedura em suspensão ou (Hefe) que ficam no fundo da garrafa.

Quando a cerveja de trigo é filtrada, ela recebe o nome de Kristallweizen, pois sua aparência fica translúcida, cristalina.

A Weiss tem seu copo especial

Uma bebida assim merece um belo copo para ser servida e degustada. O copo Weizen foi criado para se destacar: é alto, com capacidade para caber 500ml, deixando espaço para a espuma. Essa é a quantidade perfeita para esvaziar uma garrafa em uma única vez, com levedura e tudo.

Outros tipos de cerveja de trigo

Existem ainda outros tipos de cerveja de trigo, que recebem diferentes nomes segundo as características e técnicas de produção: Leichtes Weizein, Bernsteinfarbenes Weizen, Weizenbock, Witbier, Dunkelweizen e American Wheat Beer.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também as curiosidades sobre a criação da cerveja Pilsen.

pt_BR
en_US pt_BR