Apreciar uma boa cerveja pode envolver mais do que a temperatura do líquido. Da mesma forma que o vinho, essa bebida também tem os seus truques para ser saboreada da melhor maneira possível. Existem diferentes copos de cerveja, e cada um deles tem as suas particularidades.
Neste post, você vai aprender quais são os principais copos utilizados para servir diferentes estilos de cerveja artesanal.
Tipos de copos para cerveja
Americano
Apesar do nome, o copo americano foi criado especificamente para o Brasil. Esse copo costuma ter 190ml e é ideal para cervejas mais leves do tipo American Lager, Light Lager e Pilsen.
Caldereta
Também chamado de shaker, o caldereta é o copo mais versátil. Comporta um pouco mais de 300ml e costuma ser utilizado para servir chopp em alguns bares e restaurantes. Combina com English e American Ales, lagers escuras e Indian Pale Ale (IPA).
Cálice
A boca larga e o fundo raso do cálice favorecem a retenção da espuma da cerveja e melhora a experiência com aromas frutados e mais complexos. Vai muito bem com as trapistas cervejas belgas e com os estilos Dubbel, Tripel e Quadrupel.
Caneca
A caneca é muito usada para servir chopps e cervejas na pressão. Sua capacidade pode variar, mas normalmente é uma caneca robusta, feita de vidro grosso. Combina com os estilos Helles, Marzen, Pilsen, Vienna Lager e Bitter.
Cilíndrico
O copo cilíndrico é alto e fino, para favorecer a concentração dos aromas e a formação da espuma da cerveja. É ideal para cervejas Kölsch e Altbier.
Flauta
A flauta é usada para servir bebidas submetidas ao processo de champenoise, que é o método tradicional para produção de espumantes. O formato da taça mantém a carbonatação por mais tempo e favorece a apreciação das bolhas de gás carbônico formadas ao servir. É perfeita para os estilos Lambic, Geuze, Faro, Brut e Fruit Beer.
Lager
O copo lager é um dos mais populares para servir cerveja nos bares e restaurantes. A base estreita mantém a espuma da cerveja, e o seu formato permite ver bem a cor e a turbidez das cervejas mais claras e douradas. Combina com chopp e com os estilos Pilsen, Light Lager e American Lager
Mass, Mugs ou Stein
Com seus muitos nomes, esse é o típico canecão alemão de 1L. Fabricado com material espesso e com a alça firme, foi feito para brindar várias vezes. Mantém a temperatura da cerveja e é perfeito para os estilos Helles, Marzen, Pilsen, Vienna Lager e Bitter, além do chopp.
Pilsen ou pilsner
Esse tipo de copo é estreito e arredondado. É ótimo para a formação de espuma, mas não favorece muito os aromas das cervejas, por isso é ideal para Pilsens e American Lagers.
Pint
O copo pint é encontrado nos pubs ingleses e irlandeses. Comporta grandes quantidades de cerveja e vai bem com os estilos IPA, Session IPA, Stout, Porter e Bitter.
Pokal
A taça pokal é um dos copos mais versáteis para tomar cerveja. Tem o fundo arredondado para preservar a espuma e os aromas. É indicado para cervejas carbonatadas, como Lagers em geral, Bocks e Witbiers.
Snifter
Conhecida como taça de conhaque, a snifter tem o fundo largo e a boca mais estreita para concentrar os aromas mais voláteis e reter a espuma. É ideal para apreciar cervejas complexas, como a Barley Wine e a Imperial Stout.
Thistle
A taça thistle tem uma base curva para facilitar a pegada sem esquentar a cerveja. É uma taça que favorece as cervejas aromáticas. Combina muito com cervejas do tipo Scotch Ale.
Tulipa
A tulipa é delicada e possui uma pequena curva para fora no topo. É uma taça para apreciar cervejas aromáticas, com boa evolução de espuma. A tulipa é muito recomendada para as Belgian Strong Ale e as Doppelbock.
Tumbler
O tumbler é um copo espesso e pesado, com capacidade para até 400 ml. É o mais indicado para as Witbiers, que possuem pouca formação de espuma e por isso não precisam de copos com diâmetro menor na boca.
Weizen
É o melhor copo para as cervejas de trigo como Weiss, Weizen, Weissdunkel e Weissbock. O weizen abarca mais de 500 ml, por isso mantém as leveduras no fundo e possui um formato que favorece a formação de cerveja.
E a caneca da choppada?
É difícil falar sobre copos de cerveja sem lembrar da caneca de chopp da faculdade. Normalmente, ela tem uma estampa ou adesivo da atlética e possui uma cordinha chamada de tirante para pendurar no ombro ou no pescoço.
Tipicamente brasileira, a caneca é feita de alumínio por dois motivos. Primeiro, porque beber cerveja no copo de plástico é bem desconfortável. E segundo, porque é bem mais resistente. Costuma comportar 500 ml ou mais, mas é enchida apenas até a metade para não derramar. Afinal de contas, é uma caneca feita para beber em festas.
Que tal saber mais sobre o mundo cervejeiro? Conheça 5 curiosidades sobre a cerveja artesanal.