Belgian Tripel: características e origem

Belgian Tripel: características e origem

Originada no mosteiro trapista de Westmalle, a Belgian Tripel é o estilo de cerveja artesanal belga mais fabricado no mundo. Com uma variedade de sabores surpreendente e um teor alcoólico entre 7,5 e 10,5%, essa cerveja é conhecida por ter uma boa drinkability. Conheça a história e as características desse estilo.

Características da Belgian Tripel

Só de olhar a Belgian Tripel já é atraente, com sua coloração dourada transparente e colarinho denso de espuma cremosa. A aparência chama tanta atenção que a cerveja tem seus copos especiais para valorizar o sabor e o aroma: uma tulipa ou um goblet.

Aliás, os protagonistas dessa cerveja são o malte e a levedura e as notas frutadas chamam a atenção. É possível identificar aroma de especiarias como canela, pimenta, noz-moscada e cravo, ou até frutas como laranja, limão, pêra e banana. Essa característica é proveniente das próprias leveduras. Vale ressaltar ainda o toque de mel ou cereais que vem do malte pilsen.

O lúpulo também se destaca no aroma e contribui com o amargor. Geralmente é utilizado lúpulo belga ou importado de outros países da Europa, como Inglaterra, Alemanha, República Checa, Eslovénia e França. Outro detalhe especial da Tripel é o uso do candi sugar branco, um açúcar famoso na região.

A refermentação da cerveja na garrafa contribui ainda para criar textura e profundidade. No final, a Tripel costuma deixar uma sensação doce a seco na doce. O sabor de álcool é perceptível, porém leve.

A origem da cerveja Tripel

Assim como vários estilos de cerveja artesanal belga, a Belgian Tripel também teria sido criada pela Ordem Trapista. Ela surgiu oito anos após a Dubel, em 1934, criada na Abadia de Westmalle, na Bélgica. A cerveja original tinha 9,5% de teor alcoólico. Essa receita se tornou uma grande tradição e ela é mantida desde 1956, quando o Irmão Thomas adicionou mais lúpulo à receita e passou a usar o nome de Westmalle Tripel.

Há quem diga que o nome Tripel se refere à potência alcoólica da cerveja, que seria intermediária, considerando a Dubel e a Quadrupel. Outra curiosidade é que, tradicionalmente, as cervejas Trapistas eram vendidas apenas em garrafas, já que a refermentação adiciona o toque final à cerveja.

A tradição e a variedade de estilos da escola cervejeira belga encantam o mundo todo, inclusive o grande especialista Michael Jackson, apresentador do programa de TV Beer Hunter.

pt_BR
en_US pt_BR