Características da cerveja artesanal brasileira

Características da cerveja artesanal brasileira

Quando surgiu a cerveja, a fabricação era feita em casa e cada região tinha ingredientes e sabores marcantes. Com a industrialização da bebida, as cervejas começaram a ficar mais simples e genéricas para poder agradar a vários gostos de uma só vez. Assim, a cerveja artesanal teve continuidade no mercado para preservar as formas tradicionais de produção e valorizar características regionais.

Você sabe o que a cerveja artesanal brasileira tem de especial? Nesse post vamos falar sobre como a diversidade de um país grande como o nosso impacta na produção cervejeira.

Brasil: um país cervejeiro

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indicam que em fevereiro de 2020 o Brasil contava com mais de 1.200 estabelecimentos cervejeiros. Hoje o Brasil é o terceiro maior mercado de cerveja do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

As cervejarias artesanais brasileiras movimentam mais de dois bilhões de reais na economia nacional anualmente. Isso significa que esse modo de fabricação e a criatividade das receitas estão conquistando cada vez mais o paladar dos consumidores. 

Aproveite para descobrir qual cerveja artesanal mais combina com você!

Cervejas com ingredientes nacionais

O mercado brasileiro de cerveja está em constante evolução, com a busca por ingredientes especiais e novas formas de criar bebidas deliciosas. Guapuri, cacau, café, mel, castanha-do-pará e rapadura são alguns dos sabores mais interessantes encontrados nas cervejas artesanais brasileiras

As frutas tropicais se destacam entre os sabores produzidos no país e conferem mais refrescância à bebida. Você pode encontrar diversas cervejas que levam laranja, goiaba, maracujá, cajá, pêssego, banana e graviola, entre outras frutas deliciosas.

Aqui na Antuérpia, você pode encontrar essa diversidade em cervejas como a Devoção, que traz todo o sabor nordestino do cajá. A Tentação também invoca as raízes do nordeste com os sabores da graviola. Já a Perdição tem o gostinho mineiro, com notas de goiaba e lactose. Uma verdadeira cerveja Romeu e Julieta!

E a Quintal traz de volta as nossas memórias de infância comendo jabuticaba no quintal da casa dos avós ou roubadas do vizinho. 

Escola brasileira de cerveja

Infelizmente, o Brasil não é reconhecido como uma escola de cerveja. Contudo, os sabores e características marcantes da cerveja brasileira, bem como os ingredientes e processos de produção, vêm trazendo destaque para o país no cenário cervejeiro mundial.

As cervejarias brasileiras estão ganhando cada vez mais visibilidade internacional, o que pode, no futuro, transformar o Brasil na quinta escola de cerveja do mundo. Até lá, conquistamos prêmios relevantes e deixamos a nossa marca nos outros países. Afinal, a cerveja brasileira é única!
Quer saber o que mais a cerveja brasileira tem de tão especial? Confira o nosso artigo sobre o que a cerveja brasileira tem de original.

pt_BR
en_US pt_BR