Como são feitas as cervejas frutadas?

Como são feitas as cervejas frutadas?

Uma das grandes vantagens de beber boas cervejas artesanais é poder experimentar diferentes sabores e aromas. As cervejas frutadas vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil, e muito disso é por causa da variedade de ingredientes tropicais que as nossas cervejas conseguem incorporar. 

Neste artigo, você vai descobrir como são feitas as cervejas frutadas e entender porque esse estilo agrada tanto ao nosso paladar. 

De onde vem as notas frutadas

O desenvolvimento de uma boa cerveja frutada pode demorar muito até chegar na receita final. Isso porque encontrar o equilíbrio entre os sabores pode não ser uma tarefa fácil. Para conseguir um produto final delicioso, é necessário combinar o malte, o lúpulo e as notas de frutas de forma harmônica, sem que um ingrediente sobreponha o outro. 

As frutas podem ser adicionadas no final da fervura, durante a fermentação ou durante a maturação. Cada método obtém um resultado, o que leva à criação de uma grande variedade de cervejas frutadas no mercado. 

Vale lembrar que frutas com diferentes propriedades requerem diferentes métodos de extração dos sabores. Dependendo da fruta, as notas acabam se perdendo ao longo do processo de produção da cerveja. Por isso, criar uma bebida com notas frutadas pode envolver muita ciência e tecnologia.

Aqui no Brasil, as cervejas incorporam sabores de frutas como laranja, goiaba, maracujá, cajá, pêssego, banana e graviola para criar experiências únicas de degustação. Não são bebidas necessariamente leves, mas possuem sabores que abraçam o paladar, fazendo a gente querer mais. 

As cervejas frutadas podem render uma ótima harmonização com pratos adocicados e sobremesas. Bateu a curiosidade? Saiba mais sobre como fazer essa combinação.

Cervejas frutadas para experimentar

Selecionamos alguns dos rótulos frutados da Cervejaria Antuérpia para você se deliciar com novos sabores. 

Perdição

A Perdição é uma cerveja estilo New England IPA feita para quem quer se perder nos sabores! Produzida com goiabada e lactose, ela traz uma textura aveludada e cremosa, com alta drinkabilidade.

Tentação

A Tentação é para quem gosta dos sabores característicos do nordeste brasileiro. Com notas ácidas de graviola, essa New England IPA traz uma espuma bonita típica de uma boa cerveja artesanal.

Devoção

A Devoção brinca com a acidez do cajá e com os sabores amargos de uma IPA bem lupulada. Assim como a Tentação, ela traz os sabores do sertão nordestino para o seu copo.

Conheça outras diferentes variedades da Indian Pale Ale.

Névoa

A Névoa vai levar você em uma jornada pelos sabores do pêssego e do maracujá. Uma bebida encorpada, que traz a sensação de calor na boca por causa do seu teor alcoólico.

Tabla

A Tabla é uma cerveja produzida com oito variedades de lúpulos americanos, com amargor intenso que se equilibra com as notas cítricas e frutadas. 

Quintal

A cerveja Quintal evocam as memórias de infância comendo jaboticaba na casa da avó. Possui alta drinkabilidade e é bastante refrescante.

Quer extrair o máximo de sabor da sua cerveja artesanal? Saiba como o copo, o armazenamento e a temperatura podem potencializar a sua experiência sensorial.

pt_BR
en_US pt_BR