A India Pale Ale, ou simplesmente IPA, é uma cerveja muito popular da família das Ale, cervejas de alta fermentação, e pertencente à escola inglesa. Com seu sabor marcante e a presença acentuada de lúpulo, ela conquista muitos ao redor do mundo.
Neste post, você vai descobrir mais sobre o universo da IPAs, os diferentes sub estilos e quais são as características de cada bebida.
A história da IPA
As histórias mais conhecidas por trás do surgimento da Indian Pale Ale datam do século XVIII e XIX, quando os ingleses faziam suas longas viagens até a Índia, sua colônia. Os relatos dizem que para fazer com que as cervejas durassem mais tempo e aguentarem os trajetos extensos, foi modificada a receita da Pale Ale com o acréscimo de mais lúpulo, que é um conservante natural com características bacteriostáticas, e álcool.
Características da IPA
No geral, a IPA é uma cerveja mais amarga e muito aromática, por conta da alta quantidade de lúpulo. É um dos tipos mais populares de cerveja, sendo apreciada no mundo todo. Por causa disso, é um estilo que sofreu muitas adaptações e que deu origem a diferentes sub estilos. Essas variações da India Pale Ale carregam uma extensa gama de sabores que podem surpreender o seu paladar!
Por serem mais fortes e amargas, as IPAs harmonizam com alimentos de sabores mais fortes e gordurosos como, churrasco, hambúrguer, queijo gorgonzola e parmesão, tacos e burritos.
12 principais variações da Indian Pale Ale
Estava achando que a English IPA e a American IPA eram as únicas variações dessa cerveja? Existem várias, selecionamos as 12 principais para apresentar as características mais marcantes. Confira a lista!
1. American IPA
Essa é a variação mais popular da cerveja IPA. É feita com lúpulos americanos especiais, por isso apresenta um amargor forte com notas de frutas tropicais e possui um aroma intenso.
Saiba mais sobre a American IPA.
2. Belgian IPA
Essa variação é um pouco mais recente e foi criada por cervejeiros norte-americanos, mas possui características belgas na sua produção. É feita com leveduras da Bélgica e possui um alto teor alcoólico e uma boa carbonatação.
3. Black IPA
A Black IPA é uma cerveja escura, com malte tostado e mais acentuado que nas outras variações. É uma bebida bastante equilibrada, com menos lúpulo para balancear o amargor e os sabores do malte.
Entenda como quatro ingredientes simples dão origem a diferentes estilos de cerveja.
4. English IPA
A English India Pale Ale é a versão original da bebida. Possui lúpulos ingleses que oferecem um amargor marcado, mas é bastante equilibrada com as notas de biscoito e caramelo do malte.
5. Imperial IPA
A Imperial ou Double IPA brinca com os limites do amargor com a sua alta concentração de lúpulo. É uma cerveja clara e complexa, com uma espuma duradoura e com teor alcoólico um pouco mais alto, próximo aos 10%.
Conheça o papel do lúpulo na cerveja.
6. Milkshake IPA
Isso mesmo, existe um tipo de IPA denominada milkshake e como principal característica que contribui para o nome está a adição de lactose à receita. São mais encorpadas e têm sabores e aromas mais doces e frutados. Geralmente, tem o acréscimo de frutas que possuem pectina, uma substância que ajuda a dar corpo a cerveja, e podem conter aveia.
7. New England IPA
Uma novidade para o estilo da cerveja, a New England IPA surgiu nos Estados Unidos e vem conquistando cada vez mais espaço no cenário cervejeiro. Também conhecida como Juicy IPA é uma variação que prioriza a levedura e é bastante turva e cremosa, com notas frutadas.
8. Red IPA
A Red IPA tem uma belíssima cor avermelhada! Essa cerveja é feita com maltes da American Amber Ale, que oferecem bastante amargor. Possui textura macia, carbonatação média e notas de caramelo.
9. Rye IPA
Feita com malte de centeio que dá a cerveja um toque mais aveludado e um final mais seco e limpo. Sua coloração pode variar entre dourado e âmbar-avermelhado e o aroma predominante é o dos lúpulos americanos ou do Novo Mundo.
10. Session IPA
Essa variação apresenta um teor alcoólico reduzido, o que oferece uma alta drinkabilidade. A Session IPA possui as características semelhantes ao estilo base de Indian Pale Ale, mas é bem menos amarga.
11. West Coast IPA
A West Coast é uma IPA que tem como principal característica o alto amargor. Além disso, o lúpulo se faz presente nos aromas e sabores que também ganham um acréscimo cítrico.
12. White IPA
A White IPA costuma trazer notas de laranja e coentro. Essa variação também é conhecida como Wit IPA, porque possui a mesma base de uma Witbier. Porém, o que faz desta cerveja uma verdadeira IPA é a concentração de lúpulo. Curtiu nosso conteúdo? Leia também como combinar cervejas artesanais e sobremesas.