Quanto mais aprendemos sobre o universo cervejeiro, mais descobrimos uma grande variedade de sabores, aromas e texturas que impressionam os nossos sentidos. Combinar essas características com o cardápio adequado é a melhor maneira de apreciar a sua cerveja artesanal.
Ao falar em harmonização, você provavelmente pensa em pratos salgados, certo? Isso acontece porque a associação entre cervejas artesanais e doces é pouco comentada no nosso dia a dia. Mas não se engane! Essa combinação pode ser extremamente deliciosa.
Neste post, vamos ensinar você a harmonizar cervejas artesanais e sobremesas para descobrir sabores incríveis.
O segredo para harmonizar cervejas e doces
Como qualquer outro tipo de harmonização entre bebida e comida, associar uma cerveja artesanal a uma boa sobremesa é brincar com as experiências sensoriais. Os sabores da bebida devem se complementar, se assemelhar ou contrastar com os sabores adocicados.
Dessa forma, é interessante analisar o sabor de cada prato para descobrir a melhor cerveja para a ocasião. Observe a intensidade dos ingredientes e o teor alcoólico da bebida.
De forma geral, cervejas mais doces, como a Malzbier, combinam bastante com os sabores das sobremesas. Pratos com frutas tropicais podem ser associados com cervejas frutadas e mais refrescantes.
Sobremesas com chocolate, caramelo e café acompanham bem as cervejas escuras, de malte bem torrado e teor alcoólico reduzido, como os estilos Portes, Schwarzbier e Munich Dunkel.
Já os pratos com doçura bem elevada podem combinar bastante com cervejas mais amargas, como as Indian Pale Ales (IPAs), que equilibram os sabores no paladar.
E o pudim de leite condensado, protagonista dos almoços de domingo no Brasil, fica perfeito com uma boa Barley Wine.
Conheça as características da cerveja artesanal brasileira.
As cervejas que mais combinam com sobremesa
A Perdição é uma Indian Pale Ale que combina lactose e goiaba. É bastante cremosa, para quem realmente gosta de se perder nos sabores. Aquele queijo mineiro com goiabada combina muito com as notas frutadas da cerveja.
Já a Nikita é uma cerveja extremamente sensual, que equilibra doçura, amargor e um elevado teor alcoólico. É uma bebida que pode ser harmonizada com diversos tipos de sobremesa, desde o clássico crème brulée até as trufas de chocolate. Também combina bastante com tortas de frutas.
A Tabla é produzida com uma seleção especial de oito lúpulos americanos. Possui amargor intenso e notas cítricas e frutadas. Por isso, combina muito com sobremesas mais ácidas, como cheesecake de morango.
Mas se você quer uma cerveja mais versátil, pode apostar sem erro na Premium Lager. Ela combina com muitos pratos diferentes e agrada até mesmo os paladares mais exigentes.
Curtiu nosso conteúdo? Conheça também as melhores cervejas para churrasco.