Como harmonizar cervejas artesanais

Como harmonizar cervejas artesanais

As cervejas artesanais têm uma variedade que encanta. Se tomar uma cerveja já é prazeroso, imagine combiná-la com diversos pratos? Valorizar os sabores, os aromas, as cores e as texturas das cervejas com os alimentos certos é quase uma arte. A harmonização provoca uma experiência nova.

Entenda quais as principais características consideradas ao harmonizar cervejas artesanais. E confira quais tipos de pratos combinam com as cervejas IPA, Pilsen, Witbier e Weiss.

Critérios para harmonizar cervejas

Quando bem harmonizada a cerveja contribui para o sabor da comida e vice-versa. A experiência de degustação acaba se tornando ainda mais interessante do que consumir a bebida e o prato separadamente. Às vezes é possível até criar um terceiro sabor.

Geralmente são considerados três tipos de harmonização:

Contraste

É como aquela ideia dos opostos que se atraem. Na harmonização por contraste, as características da cerveja e do prato se atenuam, criando algo novo. Como o doce e o amargo, o picante e o refrescante, o ácido e o neutro, etc.

Semelhança

A harmonização por semelhança se dá por aquilo que o prato e a cerveja têm em comum. Como o uso de um mesmo tipo de ingrediente ou aromas parecidos. Até mesmo o regionalismo pode contribuir para as combinações.

Em geral, cervejas escuras pedem pratos escuros. Cervejas leves combinam com comidas mais leves. O mesmo acontece quando a bebida é forte, que pede pratos mais pesados e gordurosos. Tudo acompanha.

Corte

A harmonização por corte acontece quando um elemento da cerveja suaviza alguma característica do prato, por exemplo quebrando a gordura. Uma cerveja amarga também pode cair bem com um prato salgado ou picante.

4 cervejas artesanais para harmonizar

Weiss (Weizen)

As cervejas de trigo alemãs são consideradas bastante versáteis. Seus aromas e sabores frutados complementam, enquanto o dulçor contrasta com o salgado e o ácido dos alimentos.

Elas combinam com comidas apimentadas, como a culinária mexicana, até petiscos de bar, como pastéis, mandioca frita, salsicha e frios.

Mas a Weissbier também cai bem com comidas leves. Saladas, frutos do mar, aves e queijos, como minas e brie. E combina ainda com doces de frutas brancas e amarelas.

India Pale Ale (IPA)

A India Pale Ale e seus subtipos (English IPA, American IPA e Imperial IPA) têm variados teores de amargor, mas todas possuem notas adocicadas de caramelo e toffee.

Por conta do amargor, essa cerveja cai bem com comidas temperadas e gordurosas como churrasco e hambúrguer. Vale a pena combinar uma IPA com carnes suínas e bovinas, nachos, pizza de queijo e bacon, e até salmão.

Witbier

As Witbiers também são cervejas de trigo, mas feitas com base na tradição belga. Elas são conhecidas por serem leves e refrescantes, e se destacam pelo uso de especiarias, que ressaltam o sabor e o aroma do coentro e da casca de laranja.

Essa leveza cai muito bem com saladas, além de peixes brancos grelhados e frutos do mar. A Witbier pode combinar, por exemplo, com sushi, camarão e bolinho de bacalhau. Ela também é harmonizada com aves e queijos suaves, como mussarela de búfala e brie.

Pilsen (Pilsener)

Já a cerveja Pilsen, por também ser leve, pede uma harmonização por semelhança. Comidas muitos temperadas e de sabor forte e gorduroso podem atrapalhar a experiência. 

O mais indicado são pastéis e mandioca frita, além de aperitivos como queijos e azeitonas. Vale também degustar com petiscos como nozes, castanhas e amendoim. Essa cerveja ainda combina com peixes leves e frutos do mar como camarão e lagosta.

Com essas dicas, vale a pena experimentar novas combinações! Descubra quais sabores mais agradam ao seu paladar e compartilhe essa experiência com seus amigos.

Quer saber mais sobre o mundo cervejeiro? Conheça as quatro escolas cervejeiras que conquistaram o mundo.

pt_BR
en_US pt_BR