Com certeza você já experimentou ou ao menos ouviu falar sobre a versão americana da IPA. Originada a partir da English IPA, a American IPA utiliza ingredientes nativos dos Estados Unidos e se tornou a mais famosa mundialmente. Conheça a história e as características dessa cerveja artesanal.
História da American IPA
A India Pale Ale (IPA), como o próprio nome já diz, tem origem na Índia. Essa cerveja é conhecida por ser amarga, devido à concentração de lúpulo. Mas também têm um aroma agradável e refrescante, sendo fácil de beber. Seu tom entre dourado e cobre compete com as cervejas claras.
Conheça os diferentes estilos de IPA.
Mas de todas as versões, a mais famosa é aquela produzida pela escola americana, que utiliza diferentes tipos de lúpulo locais. A primeira American IPA fabricada foi a Anchor Liberty Ale, em 1975. Na época, utilizava-se apenas lúpulo Cascade e seu aroma era levemente mais perfumado que a IPA original.
Atualmente, há duas categorias dessa cerveja a East Coast e a West Coast, inventada na Califórnia.
Leia também: Qual a diferença entre Ale e Lager?
Características da American IPA
Com tom dourado médio ao âmbar-avermelhado, essa cerveja tem uma aparência límpida. Nas versões não filtradas, ela pode se apresentar mais turva. Já o colarinho é branco a bege, e a espuma de média formação.
O aroma de lúpulo é intenso em uma American IPA, e é perceptível as características do lúpulo americano ou do Novo Mundo. Você consegue notar no perfume traços florais, cítricas, de pinho, frutas tropicais e vermelhas, e outras. Quando presente, o caráter de grama verde é mínimo, assim como a nota de álcool.
O sabor de lúpulo é bastante evidente, destacando as mesmas notas do aroma. Já o malte é o oposto, é sentido pelo paladar em níveis mais baixos. O sabor geralmente limpo e granulada-maltado pode ter traços suaves de caramelo ou tostado. Quando forte, a percepção do álcool é suave e pode aquecer levemente. No final, a sensação é de secura e pouco ou nenhum o dulçor.
Deu vontade de tomar uma golada né? Essa liberdade de criação era algo que não tinha no passado dos produtores cervejeiros. Você conhece a Reinheitsgebot, a Lei da Pureza da Cerveja de 1516? Na Alemanha as regras eram bem rígidas. Vale a pena conferir essa história!