No universo cervejeiro, existem incontáveis ingredientes e técnicas de produção. Há muito espaço para soltar a criatividade e desenvolver bebidas deliciosas que oferecem as mais diversas experiências de degustação.
A fermentação, por exemplo, é uma etapa do processo de produção cervejeira que dá origem a diferentes estilos da bebida. Neste post, você vai descobrir como são produzidas as cervejas de fermentação híbrida.
Ale, Lager e Lambic: as três grandes famílias de cerveja
Antes de entender o que é uma cerveja de fermentação híbrida, é necessário conhecer as cervejas do tipo Ale, Lager e Lambic. Estas são as três famílias do universo cervejeiro, cuja classificação se dá de acordo com a fermentação da cerveja.
Ale
As cervejas da família Ale passam por um processo de alta fermentação no qual suas leveduras atuam em temperaturas entre 14°C e 25°C. Dessa forma, o fermento tende a subir para o topo do tanque e age mais rápido na transformação dos açúcares em álcool e gás carbônico. São cervejas bastante complexas por conta da grande liberação ésteres durante o processo de fermentação.
Lager
A família Lager é composta pelas bebidas mais jovens do universo cervejeiro. São cervejas de baixa fermentação, cujas leveduras são pouco resistentes ao calor, por isso atuam em temperaturas entre 5°C e 14°C. Esse é um processo bastante demorado e dá origem a cervejas menos complexas pela baixa liberação de ésteres durante a produção.
Lambic
As cervejas que fazem parte da família Lambic, também conhecidas como cervejas selvagens, são produzidas através da técnica de fermentação espontânea. Isso significa que o mosto é depositado em grandes tonéis abertos, expostos ao ambiente e sujeitos à ação de leveduras, bactérias e microorganismos presentes no ar. Depois do começo da fermentação, a bebida é armazenada em tonéis de madeira por cerca de seis meses para maturar. Essa é a forma mais antiga de se fazer cerveja!
O que são cervejas de fermentação híbrida?
Como o próprio nome já diz, as cervejas de fermentação híbrida combinam processos e leveduras de diferentes famílias na sua produção. Geralmente, são cervejas que se encontram entre as Ales e as Lagers.
Confira a seguir três dos estilos mais comuns de cervejas produzidas através da fermentação híbrida.
1. Altbier
O estilo Albier é considerado uma das cervejas mais antigas do mundo pela Escola de Cerveja Alemã. Essa cerveja utiliza leveduras da família Ale, mas é armazenada por um longo tempo em baixas temperaturas. Possui uma bela coloração acobreada e um sabor bem equilibrado com notas lupuladas e amargor típico de cervejas europeias.
2. Kolsch
As cervejas Kolsch foram desenvolvidas em Köln, na Alemanha, no século IX. Atualmente, esse termo é utilizado apenas para cervejas locais que produzem variações do estilo. São cervejas claras, leves, secas e de baixo amargor. Seu sabor é extremamente delicado e a aparência é clara e brilhante.
3. California Common
Esse estilo de cerveja foi desenvolvido nos Estados Unidos no século XIX. Embora utilize leveduras que geralmente são utilizadas em Lagers, a California Common é fermentada a altas temperaturas. Possui um amargor intenso, característico dos lúpulos americanos e notas marcantes de malte tostado.
Curtiu esse conteúdo? Saiba mais sobre a California Common, um estilo bastante incomum de cerveja que nasceu da necessidade de improvisar na produção cervejeira.