California Common: raízes americanas

California Common: raízes americanas

A California Common, também conhecida como Steam Beer, é uma das poucas cervejas originalmente criadas nos Estados Unidos. Como o próprio nome já diz, o estilo foi produzido pela primeira vez no estado da Califórnia, costa oeste, durante a corrida do ouro no final do século XIX.

Neste artigo, você vai descobrir o estilo incomum das cervejas California Common.

Um estilo incomum

Apesar de ser um estilo pouco comentado no mundo cervejeiro, sem dúvida a California Common é uma cerveja que se destaca das demais. Apesar de utilizar leveduras típicas da família Lager, a California Common é fermentada em altas temperaturas, por isso pertence à família Ale.

No sabor, a California Common possui notas marcantes de malte tostado e caramelizado. O amargor é típico das cervejas feitas nos Estados Unidos, por conta das variedades de lúpulo cultivadas no país. Por conta disso, os rótulos do estilo podem ser levemente frutados. 

A carbonatação da California Common é maior que a dos outros estilos americanos de cerveja Ale. É uma bebida de caráter rústico e lenhoso, mas com um final seco e fresco que oferece equilíbrio para a cerveja. Possui uma coloração levemente acobreada e forma uma espuma bege bem cremosa.

A história da California Common

A California Common é um dos poucos estilos com raízes verdadeiramente americanas. Isso se deve ao fato de que grande parte dos outros estilos desenvolvidos nos Estados Unidos são derivações de cervejas inglesas.

Após a descoberta do ouro em 1800, os povos da América começaram a ocupar o território da Califórnia. Como grande parte dessas pessoas eram imigrantes do norte da Europa, a cerveja já era uma bebida bastante popular. Os estilos mais comuns eram Lagers, que se popularizaram quando cervejeiros bávaros começaram a experimentar com leveduras de baixa fermentação e fermentações frias. 

Porém, a necessidade de temperaturas mais baixas dificultou a produção de Lagers na costa oeste dos Estados Unidos por causa da falta de fontes prontas de gelo para a fermentação. Outro problema encontrado foi que a cevada e o trigo, dois principais grãos utilizados para cerveja, já não estavam disponíveis. 

Então, sem se importar muito com as técnicas de produção, os cervejeiros começaram a utilizar os ingredientes e as ferramentas que tinham à sua disposição para fazer cerveja. Eram utilizados fermentadores abertos e rasos para compensar a ausência de sistemas de refrigeração.

E foi assim que se criou um novo estilo de cerveja!

Ainda existem algumas divergências quanto ao surgimento exato da California Common. Enquanto alguns acreditam na teoria da pressão das embalagens da cerveja, há aqueles que acreditam que as características do estilo se formaram por causa do resfriamento dos barris nos telhados das cervejarias. Existe também a hipótese de que a brisa do oceano Pacífico colidiu com a cerveja logo antes da fermentação e laçou nuvens de vapor. 

California Common ou Steam Beer?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em Steam Beer como sinônimo para California Common. E de fato os dois nomes se referem ao mesmo estilo de cerveja!

No entanto, o termo Steam Beer é propriedade da cervejaria Anchor Brewery desde 1934. Essa foi uma das primeiras a fabricar esse estilo de cerveja. Por conta disso, órgãos oficiais como o Beer Judge Certification Program (BJCP) consideram o termo California Common como o mais correto. 

Quer aprender mais sobre o mundo cervejeiro? Entenda de vez o que significa o conceito de puro malte para as cervejas artesanais.

pt_BR
en_US pt_BR