O que é uma cerveja puro malte?

O que é uma cerveja puro malte?

No universo cervejeiro, existem muitos termos utilizados para se referir a cervejas e técnicas de produção da bebida. O termo puro malte se tornou muito popular entre os amantes de cerveja artesanal, mas poucos sabem o que isso de fato significa para a bebida.

Entenda o que é uma cerveja puro malte e por que esse ingrediente é tão importante para a cerveja.

O que significa puro malte?

O malte é um dos quatro ingredientes da cerveja. Essa matéria prima é obtida através da malteação de um cereal. Os grãos são umedecidos para começar a germinar e quando o broto nasce, é feita a secagem para interromper a germinação.

Para a produção de cerveja, o mais utilizado é a cevada. Os açúcares presentes no malte alimentam as leveduras durante o processo de fermentação e se transformam em álcool e gás carbônico. 

De acordo com a legislação brasileira, uma cerveja é considerada puro malte quanto utiliza 100% de cevada malteada na sua composição. O papel do malte é de dar coloração para as cervejas, além de deixar um sabor mais marcante e intenso. 

As cervejas comercializadas no Brasil podem ter até 45% de cereais não malteados entre seus ingredientes. Muitas cervejarias utilizam outras fontes de açúcares para dar sabor e textura para a cerveja.

Vale lembrar que nem sempre as cervejas que utilizam outros tipos de malte são de má qualidade. Muitos estilos de cerveja utilizam cereais como milho e arroz para produzir bebidas mais leves e refrescantes. Conheça a Umqombothi, a cerveja artesanal tradicional à base de milho feita pelo povo Xhosa, da África do Sul.

Reinheitsgebot: a lei de pureza alemã

A lei da pureza ou Reinheitsgebot foi promulgada na Alemanha pelo duque Guilherme IV da Baviera em 1516. Esse antigo tratado determinava que uma bebida só poderia ser considerada cerveja se tivesse apenas água, maltes da cevada e lúpulo na sua composição. 

A lei não menciona as leveduras porque ainda não se tinha conhecimento do papel do fermento na cerveja. Além disso, não estão incluídos outros ingredientes que podem dar sabor, como as frutas e as especiarias. 

Ao longo do tempo, esta lei tornou-se sinônimo de puro malte porque busca preservar os ingredientes básicos da produção cervejeira. Muitas cervejarias ao redor do mundo ainda se atêm a essa ideia, especialmente nos estilos alemães. 

É legal destacar, no entanto, que a lei de pureza não foi criada com o único intuito de preservar a qualidade das bebidas. Na época, muito do trigo colhido estava sendo utilizado na produção cervejeira, o que fez o pão, base alimentar da Alemanha medieval, estava ficando cada vez mais caro.

Se você curtiu esse conteúdo, entenda também por que é preciso analisar o teor alcoólico da bebida na hora de escolher uma cerveja artesanal para saborear.

pt_BR
en_US pt_BR