Mitos e verdades sobre a cerveja

Mitos e verdades sobre a cerveja

Em um mundo tão diverso como o da cerveja artesanal, algumas informações acabam se perdendo ou sendo transmitidas de forma errada. Por isso, explicamos alguns mitos e algumas verdades comuns sobre a cerveja artesanal. 

Bateu a curiosidade? Então vamos lá!

6 mitos e verdades sobre a cerveja artesanal

Veja a seguir seis mitos e verdade populares sobre a cerveja artesanal.

1. Milho não tem lugar na cerveja artesanal 

É bastante comum algumas pessoas pensarem que as cervejas com milho são de má qualidade, porque esse ingrediente é só uma forma de baratear a produção. Mas pensar assim é um grande erro. A verdade é que o milho pode ser um ingrediente valioso para as cervejas artesanais, porque cria bebidas mais leves e refrescantes. Ideal para curtir o verão tomando uma boa gelada!

Conheça a Umqombothi, a cerveja artesanal sul-africana.

2. Chopp dura menos que cerveja de garrafa

Isso é verdade! As cervejas embaladas passam por um processo de pasteurização após o envase. Esse processo eleva e abaixa a temperatura da cerveja rapidamente, causando um choque térmico na bebida. A pasteurização serve para reduzir a concentração de micro-organismos na cerveja, aumentando o prazo de validade do rótulo. É um processo exclusivo das bebidas embaladas. 

E essa é a principal diferença entre a cerveja e o chopp. Para saber mais, leia nosso artigo

3. Cerveja esquenta o corpo

Consumir cerveja para esquentar o corpo é uma das informações erradas que existem no mundo das bebidas alcoólicas. A verdade é que o álcool não só não esquenta o corpo, como também pode fazer você ficar com muito mais frio.

A falsa sensação do corpo se dá pela dilatação dos vasos sanguíneos mais próximos da superfície da pele, e é até por isso que ficamos com as bochechas vermelhas quando bebemos. Por isso, não se engane se você acha que tomar uma cerveja de teor alcoólico mais elevado vai fazer você sentir menos frio!

4. Não pode inclinar o copo para servir a cerveja

Quem bebe cerveja artesanal certamente já ouviu que não se pode inclinar o copo na hora de servir a bebida. E isso é uma grande verdade! O colarinho tem uma importante função de isolante térmico e conserva a sua cerveja gelada por mais tempo.

A espuma mantém os aromas para que você possa aproveitar mais a sua experiência sensorial com a bebida. Além disso, o colarinho ainda ajuda a evitar aquela sensação de inchaço durante a degustação da cerveja.

5. A cerveja deitada esfria mais rápido

Uma das informações erradas que mais ouvimos por aí é que as cervejas precisam ser deitadas para gelar mais rápido. Isso é mito! Para perder calor mais rápido, é melhor que a bebida tenha o mínimo de superfície possível em contato com o ar. Por isso, deixar a cerveja em pé é o que vai fazer gelar mais rápido.

Você ainda pode acelerar o processo enrolando uma toalha de papel úmida ao redor da embalagem. Vale lembrar que as cervejas artesanais de garrafa não devem ser armazenadas deitadas, porque os componentes metálicos da tampa podem reagir com a bebida e afetar os sabores e aromas. 

6. Cerveja escura é para beber no inverno

Isso é puro mito! A temperatura ideal para cada tipo de cerveja vai depender muito das características de cada estilo da bebida e não é igual para todos os rótulos escuros.

A escala proposta pelo beer hunter Michael Jackson para identificar a temperatura ideal para apreciar a sua cerveja é de acordo com o corpo da bebida. Cervejas mais refrescantes podem ser mais geladas, e cervejas mais encorpadas podem ser servidas em temperaturas mais elevadas. 

Que tal descobrir novas experiências com a cerveja artesanal? Conheça 8 drinks deliciosos.

pt_BR
en_US pt_BR