Por que prestar atenção no teor alcoólico da cerveja?

Por que prestar atenção no teor alcoólico da cerveja?

O teor alcoólico é uma característica importante da cerveja, podendo influenciar muito na experiência do seu paladar na hora saborear uma boa bebida. Neste post, você vai descobrir por que deve prestar mais atenção no teor alcoólico da cerveja artesanal na hora de escolher um rótulo para saborear.

Como é formado o álcool na cerveja?

Por definição legal, a cerveja é uma bebida alcoólica por fermentação, isto é, possui álcool porque sofre uma reação química. O processo de produção de uma cerveja começa com a torra do malte, que em seguida é moído e cozido em água quente. Esse cozimento quebra as moléculas de amido, transformando-as em açúcar. Depois, o mosto é filtrado, fervido e depois resfriado. 

Quando o líquido chega na temperatura certa, é hora da etapa que forma o álcool: a fermentação. As leveduras adicionadas ao líquido transforma o açúcar em álcool e gás carbônico. Esse processo pode durar o tempo que for necessário para amadurecer a bebida. Algumas cervejas são armazenadas em barris de vinho ou de whisky para incorporar propriedades dessas bebidas e da própria madeira do barril.

Já as cervejas sem teor alcoólico passam por um processo de produção um pouco diferente. Bateu a curiosidade? Saiba mais sobre como são feitas as cervejas sem álcool.

Por que prestar atenção no teor alcoólico da cerveja?

Existem três fatores principais que são afetados pela quantidade de álcool na cerveja: a harmonização, a drinkabilidade e a temperatura. Prestar atenção no teor alcoólico da bebida na hora de comprar pode fazer toda a diferença na sua experiência de degustação. Veja a seguir:

Harmonização

Na hora de harmonizar uma cerveja artesanal com um prato, é importante pensar nas características dos dois itens para poder fazer uma combinação equilibrada. Isso inclui considerar o teor alcoólico, já que a porcentagem de álcool na bebida pode ofuscar ou destacar os sabores do prato.

O alto teor alcoólico pode ajudar a quebrar a gordura em pratos muito pesados e gordurosos, como carnes de porco e frituras. Por outro lado, as cervejas mais refrescantes e com teor alcoólico reduzido combinam bastante com pratos doces.

Aprenda a harmonizar cervejas e sobremesas.

Drinkabilidade

Se você curte uma boa cerveja artesanal, certamente já ouviu falar em drinkabilidade. Mas você sabe o que isso significa? Drinkabilidade ou drinkability é um termo que se refere à facilidade de uma cerveja ser bebida. É um termo subjetivo que não possui métricas estabelecidas e que pode variar bastante de pessoa para pessoa. 

Contudo, é fato que, quanto maior o teor alcoólico de uma cerveja, menor a drinkabilidade. Isso acontece porque o álcool tem efeitos sensosiais, cognitivos, pós-ingestivos e pós-absortivos no corpo, o que reduz a capacidade do corpo de tomar um gole atrás do outro. 

Temperatura da cerveja

De acordo com a escala do beer hunter Michael Jackson, a temperatura ideal para degustação pode ser influenciada pelo teor alcoólico da bebida. Cervejas mais leves e com teor alcoólico reduzido podem ser servidas na temperatura “estupidamente gelada”, como dizemos aqui no Brasil. 

Já as cervejas mais encorpadas e com teor alcoólico elevado são melhor apreciadas na temperatura de adega e podem nem precisar de refrigeração nos dias mais frios. Muitas cervejas na Europa são servidas em “temperatura ambiente” tanto por causa do frio da região quanto por causa das características fortes das bebidas.

Gostou desse conteúdo? Então venha descobrir mais curiosidades sobre cerveja artesanal. Conheça a champenoise: quando o espumante e a cerveja se encontram.

pt_BR
en_US pt_BR