Champenoise: quando o espumante e a cerveja se encontram

Champenoise: quando o espumante e a cerveja se encontram

O mundo cervejeiro é cheio de métodos e técnicas de produção que dão origem a estilos deliciosos de cerveja. O Champenoise é um processo que faz parte da fabricação dos espumantes e de algumas cervejas especiais. Esse método de fazer cerveja nasceu na Escola Belga e tem o poder de transformar completamente a experiência de degustação da bebida.

Neste artigo, você vai descobrir como o Champenoise se relaciona com a produção de cervejas artesanais.

A origem da Champenoise

O Champenoise é uma técnica de produção dos vinhos espumantes que consiste em fermentar a bebida duas vezes. A primeira fermentação acontece no tanque, que pode ser de concreto, aço inoxidável ou madeira. Em seguida, o mosto recebe uma adição de leveduras selecionadas e a bebida é anvasada para passar por uma segunda fermentação já na garrafa final. 

Esse processo permite uma produção mais intensa de bolhas de dióxido de carbono, o que resulta em uma bebida mais carbonatada. O tempo de maturação de uma bebida que passa pelo Champenoise pode variar bastante.

É uma técnica bastante complexa que envolve muitas variáveis, como qualidade e quantidade das leveduras, tipo de fermentadores e ingredientes extras adicionados à bebida.

Você conhece os quatro ingredientes da cerveja?

Processo de produção das cervejas

O método Champenoise foi incorporado na produção de cervejas artesanais por cervejeiros belgas. A primeira cerveja feita a partir dessa técnica é a DeuS Brut de Flandres, fabricada pela cervejaria Bosteels. 

O processo de produção da DeuS começa na Bélgica, onde acontecem as etapas mais tradicionais da fabricação de uma cerveja. Em seguida, a bebida é enviada para a França para passar pelo processo de Champenoise. A DeuS então é armazenada por meses nos caves dos melhores espumantes franceses antes de ser envasada e liberada para consumo. 

Além de ser um dos rótulos mais famosos do mundo, a DeuS Brut de Flandres ainda é referência para produtores de cerveja artesanal que querem se aventurar com o Champenoise. 

Tanto no Brasil quanto no restante do mundo, ainda são poucos os rótulos que passam por esse processo. Portanto, ainda existe muito espaço para a criatividade no mercado! 

Bière Brut

O método Champenoise dá origem ao estilo chamado Bière Brut. Essas cervejas são extremamente elegantes e podem substituir o espumante na hora de comemorar as datas mais especiais. Geralmente, essas cervejas são envasadas em garrafas típicas de espumante, que permitem estourar a rolha assim como nos espumantes tradicionais.

Uma dúvida bastante comum é em relação ao prazo de validade desse estilo de cerveja. Por causa do longo período de maturação da Bière Brut nos caves, é possível imaginar que a bebida tenha um tempo de prateleira reduzido. Porém, esse estilo de cerveja consegue manter a qualidade por um bom tempo!

O estilo tem sabor leve e delicado, com acidez elevada e amargor equilibrado. Seu teor alcoólico mais alto que outros estilos de cerveja, algo em torno dos 10%. Apesar dessas características, são cervejas refrescantes, de alta drinkabilidade. 

Gostou desse texto e quer aprender mais sobre o processo de produção das cervejas artesanais? Leia também sobre como são fabricadas as cervejas sem álcool.  

pt_BR
en_US pt_BR