Tentar colocar cervejas em critérios não é uma tarefa simples. Elas podem ser divididas de acordo com sua escola cervejeira, seus estilos etc. No entanto, especialistas também conseguem classificar as cervejas de acordo com o seu processo de fermentação.
São dois grandes universos de classificação das cervejas que nos oferecem as Lager e as Ale.
Lager
São cervejas de baixa fermentação, pois passam por este processo em baixas temperaturas. Algo em torno de 7°C a 15°C, entre 10 e 14 dias. Grande parte do período de fermentação acontece no fundo do tanque.
As Lager mais comuns são as Pilsen, as Helles, Vienna Lager, e outras. E não se engane: nem toda Lager é clarinha, já que a cor é influenciada pelo tipo de malte utilizado.
Conheça o processo de produção da cerveja artesanal.
Ale
São conhecidas como cervejas de fermentação de superfície ou de alta fermentação. Diferentemente das Lager, cuja fermentação acontece no fundo do tanque, as Ale têm sua fermentação no topo do tanque. Na superfície mesmo. As temperaturas variam entre 15°C e 25°C, de três a cinco dias. As Ale, em geral, tendem a ser mais densas, escuras, além de terem sabores e aromas mais complexos.
As Ale mais comuns são: Weizenbier e suas derivadas, Kolsch, Pale Ale, IPA, Porter, Stout, Scotch Ale, Dubbel, Tripel e outras.
Quer saber mais sobre a cerveja artesanal? Saiba quais são os quatro ingredientes da cerveja e como eles se combinam para formar diferentes estilos da bebida.