Conheça a origem da cerveja Pilsen

Conheça a origem da cerveja Pilsen

Conheça a origem da cerveja Pilsen

A Pilsen é o estilo de cerveja artesanal mais famoso do mundo. Hoje em dia, qualquer cerveja dourada, filtrada e com espuma branca pode ser confundida com uma autêntica Pilsen, mas em alguns países ela é marcada também pelo aroma, sabor e amargor de lúpulo acentuado. Por mais que haja muitos rótulos que se identifiquem como Pilsen (ou Pilsner), a original vem de outros países. Você conhece a história da criação desse estilo?

Desde o século XIV, a cidade de Pilsen, na Boêmia – onde hoje é a República Tcheca – é conhecida pela produção cervejeira. Em 1838, os bebedores locais, insatisfeitos com a qualidade da cerveja produzida, jogaram fora toda sua produção. A falta de padrão nos processos e o produto inferior fez com que a cidade optasse por contratar um cervejeiro bávaro, para que desse um jeito na cerveja da cidade.

Conheça os processos de produção da cerveja artesanal.

Josef Groll introduziu o método de produção com leveduras de baixa fermentação e mudou a história cervejeira, criando a cerveja de Pilsen, a Pilsener. Groll trouxe para a pequena cidade seus conhecimentos sobre malteação, mudando dos maltes escuros para os mais claros. Um grande diferencial de Pilsen é que sua água é purificada pelas rochas da região, dando uma característica única à cerveja. A essa água, Josef acrescentou uma espécie de lúpulo local, chamado Saaz, e produziu um novo estilo.

A primeira cerveja foi Pilsener Urquell, conhecida por sua refrescância e leveza, a coloração dourada e translúcida, e espuma cremosa. Ao contrário do que se faz no Brasil, o costume local é de se consumir fria, e não gelada.

A beleza dessa cerveja exigia também uma boa apresentação. Se antes a bebida era servida em canecas de louça, madeira e até couro, os boêmios, conhecidos pela produção de cristais, criaram as copos, canecas e taças transparentes, que valorizavam o líquido enormemente.

Características da Pilsen

Por ser uma cerveja de baixa fermentação, a Pilsen é um estilo dentro da família Lager. Além da cor e da espuma, seu sabor é seco e tem leves aromas de malte, além de grãos e pão. Ela também tem o amargor mais pronunciado que uma American Lager, variando entre 25 a 45 IBUs

A Pilsen original também segue a Lei da Pureza, utilizando apenas água, malte, lúpulo e levedura como os principais ingredientes. Por isso, apesar de muitas cervejas populares levarem o rótulo de Pilsen, poderiam ser classificadas como American Standard Lager ou American Light Lager.

As versões da Pilsen

Bohemian Pilsner: baseadas na Pilsener original, são mais douradas, com notas florais, advindas dos lúpulos tchecos, especialmente Saaz. Além disso, tem corpo mais leve e não tão seco. O amargor é acentuado, mas bem equilibrado com o corpo da cerveja.

German Pilsner: A versão alemã da Pilsen foi criada em 1870 e se popularizou após a Segunda Guerra Mundial. A principal diferença desta para a original da Boêmia é o amargor menos acentuado, e com final mais seco. Os aromas de lúpulo trazem mais notas herbais do que o floral do lúpulo Saaz.

Classic American Pilsner: a versão americana começou a ser feita por imigrantes nos Estados Unidos. Essa cerveja é produzida com ingredientes originais da América, e o resultado é uma bebida clara e brilhante, com amargor mais leve e seco. É comum que estas versões tenham outros cereais em suas receitas, como milho e arroz. Estes ingredientes ajudam para um corpo mais leve e final seco.

Curtiu esse conteúdo? Conheça também a American IPA.

pt_BR
en_US pt_BR