O que faz a cerveja ficar choca?

O que faz a cerveja ficar choca?

Quando a sua cerveja não está com o sabor e aroma que você está acostumado, isso pode indicar que ela está choca. Para entender melhor porque isso acontece, é preciso conhecer um pouco do processo de fabricação da cerveja.

O que faz a cerveja ficar choca?

Basicamente, a cerveja fica choca quando perde gás carbônico. Quando o recipiente da cerveja está bem vedado, ele mantém a bebida carbonatada através da pressão.

Se houver algum tipo de abertura no recipiente, o gás presente na cerveja pode vazar. Com a saída do gás carbônico, pode ocorrer a entrada de oxigênio na bebida, fazendo o processo de oxidação da cerveja, alterando o seu sabor e aroma.

Além disso, há outros motivos que podem fazer a sua cerveja ficar choca. Veja a seguir.

1. Colocar a cerveja de volta na geladeira faz ela estragar? 

Depende. Pequenas variações de temperatura não são capazes de alterar o sabor da cerveja. Então, tirá-la rapidamente da geladeira e depois retorná-la não é o suficiente para estragar a bebida. 

Porém, se a cerveja chegar a ficar congelada, ao degelar ela pode ficar choca. Quando acontece uma variação de temperatura muito brusca a cerveja perde gás carbônico e ganha aquele amargor característico da bebida choca.

2. exposição À luz

A exposição à luz é outro fator que pode alterar o sabor da cerveja. É por isso que muitas cervejas são envasadas em garrafas de vidro marrom escuro, para proteger melhor a bebida da incidência da luz. 

Com a interferência da luz, até o cheiro da cerveja se altera, consequência conhecida como efeito gambá, e o nome não é à toa! O lúpulo presente na cerveja é sensível à luz. Quando é atingido pela luminosidade, ele cria um composto chamado 3-metil-2-buteno-1-tiol, muito parecido com o que é liberado pelos gambás.

3. Armazenamento incorreto da cerveja de garrafa

Quando a garrafa está com um pequeno trinco ou quando sua tampa está mal rosqueada, é possível que solte gás e deixe a cerveja choca. Então, não compre cervejas com os cascos danificados ou aparentemente abertos. 

4. Armazenamento incorreto da cerveja em lata

Ao comprar a cerveja em lata, é preciso observar se não há microfuros na embalagem. É possível perceber isso quando a lata está um pouco úmida ou até mesmo melecada. Não consuma cervejas quando perceber que a lata está amassada ou aberta.

Conheça 6 mitos e verdades sobre a cerveja. 

Como evitar com que a cerveja fique choca?

1. Evite deixar a cerveja congelar

Evite deixar a cerveja perto da temperatura de congelamento, quando a bebida só se mantém em estado líquido por conta da pressão no recipiente. Sempre deixe a cerveja na geladeira, nunca no freezer, em temperatura entre 4 ºC e 5 ºC, dependendo do tipo da cerveja. 

Confira a temperatura ideal de cada tipo de cerveja. 

2. Não deixe a cerveja diretamente exposta à luz

Para evitar que a sua cerveja sofra o efeito gambá, armazene a bebida em locais sem iluminação direta, tanto do Sol quanto de lâmpadas fluorescentes, e arejados. As cervejas em garrafas mais escuras ou em latas têm uma proteção maior contra a luz. Cervejas mais leves, com menos lúpulo, também são menos suscetíveis a esse efeito.

Não esqueça de verificar como as cervejas ficam estocadas no lugar em que você as compra. Se você perceber que os frascos ficam diretamente expostos à luz, prefira comprar em outro estabelecimento.

3. Armazene a cerveja de forma correta

Quando for comprar sua cerveja busque estabelecimentos que armazenem-a corretamente, em locais frescos e arejados.

Ao chegar em casa com as suas garrafas, procure mantê-las na geladeira e não no congelador. As garrafas precisam ficar na vertical e nunca deitadas, para evitar o contato do líquido com o oxigênio. 

Com a lata, os cuidados são bem parecidos. Evite mantê-la em locais expostos ao calor e abafados e não coloque-a no freezer, para evitar congelamento. 

Conheça 6 eventos para quem ama cerveja. 

Cerveja choca faz mal à saúde?

Quando a cerveja fica choca por conta do congelamento ou por ser armazenada de maneira incorreta, ela não vai fazer mal, mas o seu aroma e sabor não serão tão bons como o da cerveja fresca. O álcool presente na cerveja evita a proliferação de bactérias ruins. Mesmo assim, é importante respeitar o prazo de validade do produto!

Porém, se a embalagem da cerveja estiver violada de alguma maneira, ou amassada no caso das latas, o cenário muda. O contato direto da cerveja com o ambiente externo pode contaminar a bebida. Então, não consuma a cerveja se o recipiente estiver nessas condições.

Há outros erros que podem atrapalhar a sua experiência cervejeira, confira aqui os mais comuns.

pt_BR
en_US pt_BR