Artesanais ou não, as cervejas são classificadas de acordo com o processo de produção que dá origem a diferentes estilos da bebida. A maioria das pessoas já conhece as Lagers e as Ale, mas não conhece as cervejas de fermentação espontânea.
Neste artigo, você vai conhecer a família Lambic e as características que compõem seus rótulos saborosos.
Lager, Ale e Lambic: as três famílias de cerveja
Você provavelmente já ouviu falar em cervejas do tipo Lager, Ale e Lambic. Essa é uma classificação que agrupa as cervejas em três grandes famílias de acordo com o tipo de fermentação.
As Lagers são as cervejas mais populares do mundo atual. Essa família surgiu durante o século XV na Alemanha e é a mais jovem. As cervejas Lager utilizam leveduras de baixa fermentação que atuam em temperaturas entre 5°C e 14°C.
Já as cervejas da família Ale são um pouco mais antigas e dominaram o mundo cervejeiro por muito tempo. São produzidas com leveduras de alta fermentação que atuam em temperaturas de 14°C a 25°C.
A família mais antiga é a Lambic, especialidade belga que pode ser difícil de encontrar no Brasil. Chamadas de selvagens, essas cervejas são produzidas através da fermentação espontânea. As cervejas produzidas por esse método possuem sabor extremamente complexo, com altos níveis de acidez e camadas aromáticas intensas.
Na fermentação espontânea, o mosto fica em grandes tonéis abertos que permitem a exposição da bebida à interferência de leveduras selvagens, bactérias e microorganismos presentes no local da fabricação. Após o começo da fermentação, o mosto é armazenado em barris de madeira e fica assim por cerca de seis meses.
Já parou para pensar no caminho que a cerveja percorre antes de chegar até o seu copo? Saiba mais sobre o processo de produção das cervejas.
Estilos de Lambic que você precisa conhecer
Lambic pura
Essa é a versão mais antiga das Lambics. As Lambics puras não possuem ingredientes adicionais, como frutas, e não são misturadas com outras cervejas do estilo. Possuem uma baixa carbonatação e uma coloração que vai do amarelo-palha até um dourado profundo. Existem versões jovens e velhas dentro desse estilo. As Lambics jovens são maturadas por até um ano, e as Lambics velhas são maturadas por dois ou três anos.
Geuze
O estilo Geuze equilibra cuidadosamente o sabor de uma Lambic jovem com o sabor de uma Lambic velha. A bebida então é engarrafada para um segundo processo de fermentação que cria camadas de sabor ainda mais complexas. É uma cerveja de coloração dourada, levemente turva e com uma espuma fina e cremosa.
Faro
O estilo Faro é composto das Lambics às quais é adicionado açúcar durante a fermentação. Grande parte dos rótulos deste estilo são feitos com adição de pimenta, casca de laranja e coentro. É uma cerveja de baixo teor alcoólico, com uma graduação perto dos 5%. A Faro possui uma bela coloração âmbar e um sabor adocicado que contrapõe a acidez da fermentação espontânea.
Fruit lambic
O Fruit Lambic é um estilo de Lambic que utiliza frutas no processo de produção. Existem muitas variações com pêssego, ameixa, cassis e outros ingredientes saborosos. Dentro deste estilo, as cervejas mais famosas são a Kriek, com cerejas, e a Framboise, com framboesas. As Fruit Lambics são leves e carregam uma forte presença das frutas sem perder a acidez característica da família.
Curtiu esse conteúdo? Conheça quatro coisas que você descobre quando conhece os diferentes estilos e sabores das cervejas artesanais.