Conheça o estilo Mild Ale

Conheça o estilo Mild Ale

A cerveja é uma das bebidas mais apreciadas ao redor do mundo. Existem diferentes famílias e estilos, para agradar a diferentes gostos! Das Porters, até as India Pale Ales, as opções são inúmeras. 

 Para aqueles que preferem uma cerveja menos amarga e mais suave, há a opção de cervejas Mild. Esses rótulos são mais leves no sabor do que outros tipos de cerveja e possuem um teor alcoólico mais baixo. Neste post, você vai conhecer a origem das Mild Ales e como esse estilo quase foi esquecido ao longo do tempo.

Origem do estilo

Mild é um estilo de cerveja que existe desde o início do século XVIII. Pertencente à família Ale, era uma bebida consumida diariamente naquela época e utilizava técnicas de produção bastante tradicionais. É um estilo que pode até gerar um pouco de dúvida!

O termo Mild é uma das palavras mais antigas usadas para descrever as cervejas inglesas. Sua aplicação se confunde um pouco com a própria origem da produção de cerveja na Inglaterra. A palavra mild significa “leve”, mas o estilo Mild demorou a ser registrado oficialmente no mundo cervejeiro. 

Esse nome surgiu com as cervejarias britânicas, que chamavam assim as cervejas frescas, que tinham acabado de ser produzidas e não passavam pelo processo de maturação antes de serem consumidas. 

Com o passar dos anos, as Mild Ales se tornaram bebidas acessíveis e fáceis de beber, se comparadas com outras cervejas da época. O teor alcoólico girava em torno dos 6%, o que era mais baixo em relação às outras bebidas do mercado. 

Saiba mais sobre o processo de produção que dá origem às cervejas sem álcool.

Depois que os pubs se popularizaram pela Inglaterra, as Mild Ales passaram a ser o resultado de misturas entre cervejas frescas e cervejas maturadas. Assim, o sabor era balanceado e a cerveja ganhava uma coloração mais escura. 

À medida em que as misturas se polarizaram pelo país, a base tradicional das Mild Ales quase se tornou extinta. Foi o movimento Campaign for Real Ale (CAMRA) o responsável por não deixar esse estilo cair no esquecimento. 

Hoje, as Mild Ales possuem um teor alcoólico bem mais baixo, entre 3% e 3,8%, aproximadamente. Também é possível encontrar vários subestilos dessa cerveja, como as Light Mild Ales e as Dark Mild Ales. Apesar de terem sabores bastante diferentes, essas bebidas ainda utilizam as técnicas mais tradicionais de produção cervejeira.

Características das Mild Ales

As Mild Ales são pouco amargas e possuem sabor adocicado. Com alta drinkabilidade, essas cervejas têm um baixo nível de carbonatação e pouca formação de espuma. São bebidas leves e refrescantes com baixa porcentagem alcoólica. Por isso, são ótimas opções para quem não abre mão de uma boa cerveja mesmo quando precisa acordar cedo no dia seguinte. 

Quanto à harmonização, deve-se sempre considerar que as Mild Ales têm um sabor suave e teor alcoólico reduzido. Por isso, combinam mais com pratos leves, que possuem sabor suave, sem condimentos especiais e pouca gordura. 

Você conhece as cervejas Lambic? Saiba como o processo de fermentação dá origem a essa antiga família de cerveja. 

pt_BR
en_US pt_BR