A história da família Lager

A história da família Lager

O universo das cervejas é muito amplo e oferece várias possibilidades de experiências e novas descobertas de sabores para agradar ao paladar e marcar momentos. 

Existem variados tipos de cerveja que se classificam de acordo com o tipo de fabricação e fermentação, coloração, aromas, entre outras características. Dentre elas estão as Lagers, muito populares, são as mais consumidas pelos brasileiros e atraem por sua refrescância e sabores

Neste blog, vamos falar sobre a história dessa cerveja, como é produzida e suas variações. Acompanhe a leitura! 

Origem das cervejas Lagers

As cervejas do tipo Lager surgiram na Alemanha, mais especificamente na região da Baviera, no século XIV. Antes do surgimento delas, o único tipo de cerveja consumido no mundo era Ale, produzida a partir da fermentação com leveduras selvagens, encontradas na atmosfera, em temperaturas elevadas.

Descubra a diferença entre a Ale e a Lager.

Durante o verão o processo de fermentação se tornava incontrolável e para evitar os resultados ruins na produção das cervejas os mestres cervejeiros começaram a armazenar as cervejas em cavernas congeladas. Ao realizarem esse processo, notaram que o fermento se acumulava no fundo dos barris e produzia uma cerveja diferente, mais clara e harmonizada, as Lagers. O nome vem de “lagering”, que se dá pelo fato da armazenagem da cerveja no processo de produção por um longo período de tempo, entre 10 e 14 dias. 

Contudo, somente no século XIX as Lagers começaram a se popularizar, por conta do surgimento de novas tecnologias. Hoje é o tipo de cerveja mais consumida no mundo. 

Características da família Lager

As Lagers são cervejas de baixa fermentação, ou seja, ela ocorre em temperaturas baixas, entre 5°C e 14°C, e forma sedimentos no fundo do tanque.

Lagers são caracterizadas por terem uma coloração mais clara do que as Ale, mas nem toda Lager é clara. Sua cor depende do tipo de malte utilizado na fabricação; elas também são mais gasosas. 

No que diz respeito ao sabor elas geralmente têm menor teor alcoólico, são refrescantes e menos amargas, por conta da pouca quantidade de lúpulo usada na fabricação. Elas são pouco frutadas e mais maltadas. Os aromas da Lager são os do lúpulo e do malte, sem cheiro de levedura, como ocorre com as Ale.  

As cervejas Lagers têm alta drinkability e devem ser consumidas em temperaturas mais baixas, de 0°C a 4°C. 

5 tipos de Lagers

A Lager compõem, junto com a Ale e a Lambic, os grupos de cerveja de acordo com o tipo de fermentação, que se subdividem em diversos outros tipos de cerveja. Existem muitas variações de Lagers, conheça algumas das principais.

Descubra qual cerveja artesanal mais combina com você.  

1. Pilsen

O primeiro tipo que merece destaque não poderia ser outro além da Pilsen, uma vez que as duas se confundem. É preciso entender que: toda Pilsen é uma Lager, mas nem toda Lager é uma Pilsen. 

A Pilsen é um tipo de cerveja Lager e é a mais comum de se encontrar nos bares brasileiros. Elas têm coloração clara, leve amargor e espuma densa.

2. Bock

A Bock também é bem conhecida e é caracterizada pela coloração escura e por ser bem maltada, apresentando em seu sabor notas de caramelo, pão tostado e chocolate. 

3. Munich Dunkel

A Munich Dunkel é uma cerveja escura, maltada, menos alcoólica do que uma Bock e que tem em seu sabor e aroma notas de casca de pão, nozes, caramelo e chocolate. 

4. Munich Helles

Munich Helles é uma das cervejas alemãs mais famosas. Ela é clara, pouco amarga, maltada e levemente adocicada. É equilibrada e de alta drinkability. 

5. Vienna Lager

Já a Vienna Lager possui cor âmbar e cobre e equilíbrio entre malte e lúpulo, que deixa a boca seca no fim. Tem aromas de malte e notas de pão tostado no sabor. 

 Gostou de conhecer um dos principais grupos de cerveja? Descubra também quais são as quatro escolas cervejeiras do mundo.  

pt_BR
en_US pt_BR