A pequena Irlanda também é um país com uma longa tradição na produção de cervejas artesanais. É de lá que vem o estilo Irish Red Ale, as cervejas vermelhas que chamam atenção pela sua coloração avermelhada, corpo maltado e amargor equilibrado. Neste post, exploraremos as características que tornaram esse estilo tão popular.
A origem da Irish Red Ale
Documentos antigos registram que o estilo foi originado em 1710, quando a Cervejaria Smithwicks, na cidade de Kilkenny, produziu sua versão da clássica Bitter inglesa (também chamada de Pale Ale inglesa) introduzindo uma quantidade superior de malte tostado de cevada. As Bitters tinham coloração âmbar, mas o malte tostado conferiu tonalidade rubi que encantou rapidamente os consumidores.
A receita foi replicada por outras cervejarias e se difundiu à medida que os consumidores tomaram gosto pela bebida. Ela se tornou mais conhecida fora da Irlanda após a visita do jornalista especializado em cervejas Michael Jackson com seu programa, Beer Hunter.
Atualmente, o estilo está mais difundido e é replicado mundialmente. De lá para cá, temos uma inserção maior de maltes caramelizados, que conferem dulçor e corpo à cerveja, além do malte tostado. Nos Estados Unidos, as Red Ales ganharam nova expressão, com lupulagem mais intensa, especialmente para aroma e empregando lúpulos americanos mais resinosos e cítricos. Outro estilo que se desenvolveu foi o Double/Imperial Red Ale que além de mais alcoólico, é mais amargo.
Falando em amargor, você conhece as Red IPAs? Sugiram também nos EUA e conjugam características das Irish Red com as IPAs americanas!
Características da Irish Red Ale
Diferente de sua parente inglesa, as Irish Red Ales são menos lupuladas. O aroma do lúpulo é quase inexistente, e o amargor é balanceado pela adição de maltes caramelizados. Por conta do corpo mais robusto e dos aromas da tosta, é comum perceber notas de toffee e caramelo tostado, além de leve dulçor. Não é incomum achar versões de Irish Red que são Lager e não Ales. Ainda não sabe as diferenças entre elas? Leia sobre no post.
O sabor e paladar deste estilo traz leves notas de grão tostado, biscoito e toffee. Seu corpo é mais macio e menos seco. Já outras versões se destacam mais pelo dulçor advindo dos maltes caramelo, além de ter final mais encorpado.
O corpo da Red Ale é médio e o amargor suave proporciona equilíbrio. Sua carbonatação moderada deixa essa cerveja fácil de beber, mas o calor alcoólico pode vir mais rapidamente nas versões mais potentes.
Criar uma Irish Red Ale fiel ao estilo não é uma tarefa simples, mas nós conseguimos. Sabia que ela foi contemplada com uma medalha de bronze na Copa de Cervejas da América?
Na harmonização, é preciso escolher o cardápio com cuidado. A Red Irish Ale combina com pratos de sabor suave, como assados com carne vermelha e batatas. Além disso, é uma boa pedida para churrasco, já que a caramelização das carnes na brasa harmoniza bem com o malte tostado dessa bebida tão especial.
Conheça a Irish Red Ale da Cervejaria Antuérpia
A Red Irish Ale é uma cerveja forte que combina três maltes especiais na sua composição. Possui um amargor leve e uma forte presença de lúpulos aromáticos, o que oferece uma experiência de degustação suave, com alta drinkabilidade. Para aproveitar ao máximo o sabor dessa bela cerveja, o ideal é apreciá-la entre 4 °C e 5 °C. E na hora de escolher o cardápio para harmonizar, aposte em com carpaccio, burritos mexicanos, tortilhas, frango assado, batatas gratinadas, carneiro, carne assada, pizza calabresa e pimentões recheados.
A Red Ale é ou não é uma cerveja atraente? Se você gostou desse artigo, e quer aprender mais sobre o universo das cervejas artesanais, conheça também a história da Weiss, a cerveja alemã.