Como melhorar a experiência cervejeira no bar

Como melhorar a experiência cervejeira no bar

Há algo sobre a cerveja artesanal que faz com que saborear uma boa bebida à base de água, lúpulo, malte e leveduras seja uma experiência sem igual. Seja pela maneira como os cervejeiros criam produtos únicos ou pela forma como é possível saborear deliciosas criações, não há dúvida de que a cerveja artesanal é um sucesso. 

De fato, nos últimos anos, a cerveja artesanal teve um aumento de popularidade. Por isso, muitos estabelecimentos comerciais estão investindo nesse tipo de bebida em detrimento das cervejas industrializadas. Mas para que essa experiência seja de fato diferente, é preciso criar toda uma atmosfera propícia para valorizar ao máximo as características de cada bebida.

Como melhorar a experiência de degustação das cervejas artesanais no seu bar?

Saiba como melhorar a experiência que você oferece para os clientes do seu bar e aumentar as suas vendas:

1. Temperatura da cerveja

Se você acompanha o blog da Cervejaria Antuérpia, então já sabe que as bebidas artesanais possuem temperaturas ideais para seu consumo. A escala foi proposta pelo beer hunter Michael Jackson e segue a lógica de que cervejas mais leves e refrescantes são servidas geladas, enquanto cervejas encorpadas e com maior teor alcoólico podem ser degustadas na temperatura de adega.

Essa diferença de temperatura para cada estilo existe para permitir a plena apreciação de todas as características da cerveja, por isso é fundamental para oferecer uma boa experiência de consumo no seu bar. Entenda melhor a escala de temperaturas.

2. Harmonização

A harmonização de cervejas é um assunto muito discutido no mundo das cervejas artesanais. Porém, é pouco conversado entre os donos de bares e restaurantes. Muitos proprietários não sabem que existe um prato ideal para cada tipo de cerveja, o que acaba prejudicando a experiência de consumo nos seus estabelecimentos. 

Combinar a cerveja com os ingredientes certos pode transformar completamente a percepção de sabor na hora da degustação. Assim, preocupar-se com a harmonização na hora de criar o cardápio é muito importante para aumentar a satisfação dos seus clientes. 

A dica aqui é indicar as sugestões de combinação no cardápio, assim o consumidor pode escolher a cerveja de acordo com o prato ou vice-versa. Você também pode criar combos com a harmonização perfeita!

3. Tipos de copo

Você certamente já foi em algum bar que serviu cerveja em um copo americano. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, mas não é o mais indicado para cervejas artesanais. O copo americano se tornou sinônimo para copo de cerveja por conta de vários fatores, entre eles a predileção dos brasileiros por cervejas mais leves e refrescantes. 

Em um país quente como o Brasil, bebidas com teor alcoólico reduzido, menos amargas e com ingredientes que oferecem maior drinkabilidade fazem muito sucesso porque são apreciadas em temperaturas mais baixas. Daí vem a expressão “estupidamente gelada”. Logicamente, o ideal é servir essas cervejas em um copo menor, assim o consumidor não precisa se apressar para beber. 

O que muita gente não sabe é que existem diferentes tipos de copo para cerveja, e isso não acontece apenas por fins estéticos. Cada tipo de copo otimiza a percepção das características da cerveja, por isso estilos diferentes pedem copos diferentes. 

Ah, e nada de servir a bebida direto da garrafa! Os resíduos metálicos da tampa e do lacre podem prejudicar a percepção de sabor da cerveja. Para melhorar a experiência cervejeira no seu bar, o ideal é adquirir copos específicos para cada estilo vendido. Quer saber mais? Leia nosso artigo!

4. Armazenamento

O armazenamento pode parecer um aspecto muito óbvio para otimizar a apreciação das cervejas artesanais, afinal, qualquer comida ou bebida precisa ser armazenada corretamente para não estragar. Mas é sempre bom lembrar que a forma como os itens são conservados pode prejudicar a saúde dos seus consumidores, por isso é preciso tomar muito cuidado!

Qualquer produto alimentício deve ser mantido longe de produtos de limpeza, sempre em locais secos e frescos e longe da luz solar. Mais além, as cervejas de garrafa nunca podem ser deitadas porque os componentes metálicos da tampa podem reagir com a cerveja, alterando a sua percepção de sabor. 

Quanto ao chopp, é preciso verificar o prazo de validade dos barris com frequência. Por não ser uma bebida pasteurizada, o chopp tem um tempo de vida útil consideravelmente menor que a cerveja envasada.

Curtiu esse conteúdo e quer oferecer cervejas artesanais no seu bar ou restaurante? Comparamos as vantagens e desvantagens do chopp e das cervejas envasadas para ajudar você a escolher a melhor opção para seus consumidores. Leia o artigo completo.

en_US
pt_BR en_US