Cerveja x Chopp: entenda as diferenças

Cerveja x Chopp: entenda as diferenças

Uma das coisas mais gostosas é poder tomar uma deliciosa cerveja em boa companhia. Seja de garrafa, de latinha ou chopp, uma boa breja faz parte de alguns dos momentos mais especiais da vida brasileira.

Algumas pessoas preferem as cervejas embaladas, outras preferem o chopp, que vem da máquina. Apesar de serem pouco conhecidas, existem algumas diferenças no processo de produção e no armazenamento. Veja a seguir:

Pasteurização

Este é o principal processo que diferencia o chopp das cervejas embaladas. Apesar de terem processos de produção e ingredientes idênticos, as cervejas de lata e de garrafa são submetidas à pasteurização, técnica que esteriliza a bebida, eliminando os microorganismos e aumentando a durabilidade do produto. Já o chopp é servido fresco, logo após a maturação.

Portanto, para o consumidor final a diferença é pouca. Mas para quem tem um estabelecimento comercial, é importante ficar de olho na saída das bebidas. O chopp tem a validade de aproximadamente 15 dias, enquanto as cervejas embaladas podem durar até seis meses.

Existem também algumas cervejarias que pasteurizam o chopp, mas isso não significa que ele deixa de ser chopp!

Armazenamento

O chopp é armazenado em barris grandes de 30 a 50 litros e por isso requer uma máquina especial para realizar a extração. Os barris são pressurizados com gás carbônico extra, prolongando a fermentação. Já as cervejas comuns são embaladas em garrafas e latinhas, portanto não sofrem alteração.

Mas se você quiser preservar ainda mais o sabor da sua cerveja de garrafa, o ideal é armazená-la de pé. As substâncias metálicas da tampa podem afetar o sabor da bebida.

Existem pelo mundo alguns estabelecimentos que servem a cerveja comum direto da torneira de chopp, sem pressurização. Porém, não deixa de ser cerveja!

Textura e sabor

Os especialistas do universo cervejeiro indicam que a pasteurização tem um efeito de choque térmico na bebida embalada, o que a deixa menos cremosa. Além disso, o armazenamento com gás carbônico extra também contribui para a textura mais encorpada do chopp.

A espuma da cerveja embalada também é mais fina e se dissolve com maior facilidade, enquanto a do chopp é mais densa e forma aquele colarinho bonito no copo.

É sempre bom lembrar: a espuma da cerveja tem uma importante função antioxidante, que mantém o sabor e o aroma da cerveja no copo por mais tempo. Além disso, o colarinho ainda age como isolante térmico, evitando que a temperatura da cerveja mude com o passar dos minutos. E você pode avaliar muito o estado da sua cerveja pela qualidade do colarinho.

A pasteurização também pode afetar o sabor da cerveja, por isso você pode notar leves diferenças entre a bebida embalada e o chopp.

E o teor alcoólico?

No mundo dos amantes de breja, algumas pessoas dizem que o teor alcoólico das cervejas embaladas é maior. Mas isso não é verdade!

A pasteurização não altera a porcentagem de álcool presente na bebida, por isso, cervejas do mesmo tipo terão um mesmo teor alcoólico, independente se elas vêm da lata, da garrafa ou direto da máquina de chopp.


Curtiu o nosso conteúdo? Então venha descobrir qual cerveja artesanal que mais combina com você!

en_US
pt_BR en_US