Qual a temperatura ideal para cervejas artesanais?

Qual a temperatura ideal para cervejas artesanais?

Por diversos motivos, a cerveja “estupidamente gelada” se tornou parte da cultura brasileira. Tanto que beber “uma boa gelada” é um dos momentos mais apreciados pelos amantes do lúpulo.

Mas com a grande variedade de cervejas artesanais mundo afora, é impossível generalizar uma temperatura ideal para todos os tipos. Por isso, cada tipo de cerveja possui uma temperatura perfeita que oferece a melhor experiência de degustação.

No geral, é bom evitar as bebidas resfriadas entre 0 ºC e 1 ºC. Isso porque essas temperaturas adormecem as nossas papilas gustativas, impedindo o total aproveitamento do sabor. 

É interessante lembrar que, quando dizemos que na Europa a cerveja é servida em temperatura ambiente, é porque o continente tem o clima bem mais frio. Por isso essa bebida não é servida quente.

É por esse motivo também que os copos de cerveja brasileiros costumam ser bem menores que os copos europeus. Aqui, a nossa cervejinha esquenta bem mais rápido.

A escala de Michael Jackson

O beer hunter Michael Jackson propôs uma escala de 5 níveis de temperatura ideal para cada tipo de cerveja. 

Muito gelada (0 ºC – 4 ºC) 

Ideal para cervejas leves e refrescantes, como a Pilsen. Esta é a temperatura das American Standart Lagers, das Pale Lagers e dos rótulos sem álcool. Aqui vale a regra: quanto mais leve, mais geladinha.

Gelada (5 ºC – 7 ºC)

Perfeita para cervejas de trigo claras, como a Berliner Weisse, a Weizenbier e a Witbier. Aqui entram também as Lambics. Você pode deixar estas garrafas nas prateleiras do meio da geladeira.

Fria (8 ºC – 12 ºC) 

Temperatura certa para as mais encorpadas, como as cervejas de trigo escuras, Altbiers, IPAs e cervejas alemães de trigo. Estas podem ficar na parte de baixo da geladeira. Aproveite as prateleiras mais baixas da porta!

Temperatura de adega (12 ºC – 15 ºC) 

Melhor para cervejas escuras fortes e para a maioria dos rótulos especiais Belgas. Estas nem precisam de refrigeração nos dias mais frios. Contudo, vale lembrar que você pode tomar estes tipos de cervejas um pouco mais geladas em dias mais quentes. É questão de gosto.

Breja congelada? Nem pensar!

Você sabe o que acontece com a cerveja quando congela? O congelamento altera as condições de pressão dentro da embalagem, causando problemas na vedação da garrafa ou da latinha. Os componentes químicos da bebida reagem com os componentes do ar, resultando numa alteração de sabor. É a famosa “cerveja choca”.

Além disso, deixar a cerveja congelar diminui muito a estabilidade dos ingredientes, reduzindo a validade do produto. O ideal é sempre manter as cervejas acima de 0 ºC. Colocou no freezer para gelar mais rápido? Liga o temporizador no celular!

Deitar as garrafas também não é uma boa ideia. A composição química da tampa também pode reagir com os componentes da cerveja, alterando o sabor. Sempre armazene as suas garrafas ou latas de pé, ao abrigo da luz e do calor. Viu, só? Cerveja também é ciência!

Gostou desse conteúdo? Confira também qual cerveja artesanal combina mais com seu paladar.

pt_BR
en_US pt_BR