A Barley Wine ou vinho de cevada é um estilo de cerveja da família Ale que surgiu na Inglaterra. Com alto teor alcoólico, é uma cerveja que se parece muito com o vinho e agrada muito aos paladares refinados. A Barley Wine é envelhecida em barril e lembra bastante o sabor de um vinho do Porto.
Bateu a curiosidade? Neste post, vamos falar sobre a origem e as características desse estilo tão peculiar de cerveja artesanal.
Como surgiu a Barley Wine
A Barley Wine nasceu da fusão da cultura cervejeira da Inglaterra com a cultura de vinhos da França. Quando a Grã-Bretanha foi invadida pela Normandia, os britânicos recorreram a formas criativas de manter a sua cultura viva. Assim, a cerveja foi uma tentativa de recuperar o patriotismo inglês.
O estilo é considerado um dos mais nobres da Escola Inglesa de cerveja. No início, a Barley Wine era saboreada apenas pelas famílias mais ricas da Inglaterra por causa dos altos preços dos barris de envelhecimento da cerveja. Essa etapa pode durar meses ou até anos e é importantíssima para criar os sabores, os aromas e o alto teor alcoólico que remetem a um bom vinho do Porto.
Hoje, existe também a American Barley Wine, uma variação americana da receita original. Essa cerveja possui um amargor mais intenso e é menos adocicada.
Características da Barley Wine
A Barley Wine é uma cerveja complexa, encorpada, de toque aveludado e que preenche a boca. Ela toma conta do paladar por completo. Por ser uma cerveja que envelhece em barris, a Barley Wine perde o amargor aos poucos e se torna licorosa e densa.
O amargor equilibrado é pelo residual doce do malte. E a presença de lúpulo circula entre baixa e média. O estilo é marcado por notas de caramelo, toffee, melaço e frutas.
A coloração da cerveja pode variar entre o estilo original e o americano. As Barley Wines inglesas são produzidas com maltes claros, por isso são mais douradas. Já a variação dos Estados Unidos se aproxima da cor âmbar, por causa da concentração de açúcares combinada com a longa fervura.
Descubra como o malte e os outros ingredientes da cerveja se combinam para criar diferentes estilos da bebida.
O teor alcoólico das Barley Wines geralmente fica entre 8% e 12%, o que pode ser bem alto em comparação com outras cervejas artesanais. Essa característica é chave na hora de agradar aos paladares acostumados com o vinho. O álcool oferece uma sensação de aquecimento boca, que é seguida pelo fundo doce.
Como harmonizar a Barley Wine
Por conta do alto teor alcoólico e do dulçor, a Barley Wine funciona muito bem na harmonização por corte. Pratos gordurosos como carne de panela e costela bovina são uma ótima opção. Assim como um bom vinho, a cerveja pode ser combinada com queijos, como cheddar, Gruyére, roquefort ou gorgonzola.
Mas se você prefere pratos doces, pode apostar sem medo na harmonização por semelhança, com uma deliciosa panna cotta de frutas vermelhas. A Barley Wine também combina muito com o clássico pudim de leite condensado, queridinho dos nossos almoços de domingo. Saiba mais sobre como harmonizar cervejas e sobremesas.
Rock Me Baby
A Rock Me Baby vai agitar o seu paladar! Essa Barley Wine deliciosa tem notas de coco queimado e baunilha e é envelhecida em barril de Bourbon. É uma cerveja elegante e complexa, que traz uma enorme gama de sabores a cada gole.
Conheça a Rock Me Baby.