Quem está começando no mundo das cervejas artesanais precisa conhecer, pelos menos, os principais estilos. Esse conhecimento vai ajudá-lo a entender como as receitas funcionam, harmonização e qual o estilo o cervejeiro mais se identifica.
Em nosso blog possuímos uma série de conteúdos sobre estilos de cerveja para te ajudar com essa tarefa. O objetivo é reunir em um só lugar todas as informações que você precisa para entender tudo sobre o mundo das cervejas artesanais. No post de hoje, vamos falar das cervejas bock.
Como as cervejas Bock surgiram
As cervejas Bock surgiram em Einbeck, no norte da Alemanha, no século 13. Naquela época, a cidade era especializada em produzir cervejas Ale escuras, feitas com cevada e trigo, que eram exportadas para Munique e para a família real da Bavária.
Por volta de 1500, o Duque Wilhelm V da Bavária decidiu que começaria a fabricar sua própria cerveja, usando como inspiração a Ale de Einbeck. O objetivo do Duque era recuperar o mercado que a região havia perdido para os comerciantes do norte.
Anos depois, o sucessor do Duque, Maximilian, contratou Elias Pichler, cervejeiro de Einbeck, para deixar a cerveja da região mais parecida com a original. Pichler produziu a cerveja seguindo as tradições de Munique, assim a Einbeck se transformou em uma Strong Lager, ficando conhecida como Bockbier.
A primeira fabricação da cerveja, como conhecemos hoje, foi em 1614.
Principais características
Normalmente esse estilo de cerveja possui características bem marcantes como um sabor mais doce e levemente lupulada.
Já o seu teor alcoólico é bem mais alto do que as cervejas que estamos acostumados aqui no Brasil, o que faz dela única! A cerveja Bock possui 6,3% chegando até 7,2% de volume alcoólico.
Outra característica muito marcante dessa cerveja é a sua cor, uma cor mais escura próxima ao marrom escuro.
O aroma sempre tem que ser maltado, com alguns toques de álcool, mas algo que nunca pode acontecer é ter lúpulo detectável ou frutado.
Algo que pode ser notado em algumas Bock é um pouco de sabor de caramelo. O amargor presente nela não deve ser suficiente para acabar com a doçura!
Harmonização Ideal para Bock
Como novos estilos de cervejas ainda estão sendo introduzidos no nosso mercado, a harmonização de cervejas artesanais ainda é algo muito novo e que desafia muitos.
Será que pode misturar doces com cerveja? A resposta é: deve!
A Bock combina muito bem com uma Geleia de Ameixa Preta, nos dando o que chamamos de harmonização por semelhança, que une a base de maltes escuros mais adocicados e o doce da fruta.
Carnes com temperos mais adocicados como Frango e Tender são ótimas escolhas. Também pense em carnes de caça como opção. E para os vegetarianos, a Bock vai muito bem com cogumelos. Em relação às sobremesas, a bock harmoniza muito bem! A nossa dica vai para o pudim com calda de caramelo.
Neste artigo, ensinamos tudo sobre a história da cerveja Bock e esperamos que você possa ter aprendido como apreciar uma boa cerveja Bock. Como podem perceber, a Bock pode ser degustada com muitas combinações . A Antuérpia não trabalha com o estilo atualmente mas possuímos muitas opções, confira aqui. Nossa indicação é a linha livre.