por trás de toda cervejaria, há grandes cervejeiros! diversas pessoas criaram história no ramo da cerveja, por isso selecionamos algumas delas para que você conheça quem está fazendo a diferença por aí!
1. Fernanda Ueno
E quem foi que disse que cerveja não é coisa de mulher? A Fernanda Ueno é formada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é sommelier de cerveja pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e cervejeira pela Universidade da Califórnia em Davis.
Ela foi uma das responsáveis pela Cervejaria Colorado, famosa por ser uma das primeiras cervejas artesanais brasileiras. Hoje a Fernanda é sócia da Japas Cervejaria, formada por mais outras três mulheres cervejeiras nipo-descendentes.
2. Garrett Oliver
O Garret Oliver começou a fazer a própria cerveja em casa em 1983. Ele foi aprendiz da Manhattan Brewing Company em 1989 e mostrou tanto talento que foi promovido a mestre cervejeiro em 1993. Hoje ele é mestre da Brooklyn Brewery, em Nova Iorque.
No entanto, ele é mais que um cervejeiro! Ele tem um grande papel na cultura da cerveja novaiorquina. O Garret foi o editor-chefe do Oxford Companion to Beer, um livro incrível sobre os mais variados aspectos da cerveja. E como se não bastasse, ele também já organizou mais de 800 degustações e jantares harmonizados.
3. lastair Hook
Vamos falar de cerveja europeia? O Alastair Hook estudou em uma das escolas cervejeiras mais prestigiadas do Reino Unido, a Heriot-Watt. Ele também fez pós-graduação na Universidade de Ciências Aplicadas Hochschule Weihenstephan, na Alemanha.
O Alastair criou a Meantime Brewing em 1999, incentivado pelas viagens pelos Estados Unidos, pela Europa e pela Ásia. Inicialmente, ele queria corrigir algumas falhas das cervejas britânicas da época. E hoje a Meantime é uma das principais cervejas do mercado inglês.
4. Mikkel Borg Bjergsø
O Mikkel Borg Bjergsø é considerado um dos maiores mestres cervejeiros do mundo. Cansado de beber pilsens aguadas, o professor de ciências do ensino médio decidiu fazer as suas próprias cervejas na cozinha de casa. Em 2006, ele criou a cigana Mikkeller. O Mikkel ainda é autor do livro Mikkeller’s Book of Beer: Includes 25 Original Mikkeller Brewing Recipes.
Ele é famoso pela grande criatividade que ele traz nos seus rótulos. O Mikkel gosta muito de testar novos ingredientes e se desafiar a criar cervejas diferentonas. Tem até cerveja com flocos de ouro comestíveis!
Só quem é fã mesmo vai falar que já conhecia esses nomes incríveis! Quer conhecer outro mestre cervejeiro? Veja a história de Michael Jackson, o beer Hunter.