Conheça as quatro escolas cervejeiras do mundo

Conheça as quatro escolas cervejeiras do mundo

Um escola cervejeira reúne as características comuns da produção de cada país, gerando um estilo único. As grandes escolas de cerveja artesanal do mundo são a alemã, a inglesa, a belga e a americana. Algumas dessas nacionalidades já mantém a tradição há centenas de anos e uma ganhou o mundo em poucas décadas. Quer saber qual a diferença entre essas escolas e o que as tornaram tão tradicionais? Confira a seguir.

Escola cervejeira germânica

A cerveja produzida na Alemanha é uma das mais conhecidas mundialmente. Foi um dos berços da fermentação Lager e até hoje é caracterizada por estilos desta família. Outro fato importante, é a Lei de Pureza, promulgada em 1516, que determinou que uma cerveja original era feita a partir de três ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. Nem mais, nem menos, simples assim. Foi um marco que durou séculos para mudar e moldou toda a cultura cervejeira local.

Nessa região da Europa é comum a produção de cervejas Lagers, como Pilsen, Helles, Bock e Schwarzbier.

Escola cervejeira britânica

A cerveja mais conhecida na Inglaterra é a Butter, também conhecida como Pale Ale. Comparadas às Pilsners mais conhecidas, são mais amargas e secas.

Nos estilos britânicos, há uma predominância das Ale, ou seja, de alta fermentação.

Apesar de serem chamadas de Pale Ale (Ales pálidas) costumam ser mais escuras. Já as Porter são mais maltada e menos carbonatadas.

Os estilos mais produzidos são Pale Ale, Porter, Stout, Barley Wine, Brown Ale e IPAs (India Pale Ale).

Escola cervejeira Franco/belga

Os belgas são considerados muito criativos nas combinações de ingredientes. Eles produzem cervejas Ale e gostam de acrescentar frutas, sementes e especiarias, como canela, semete de coentro e mel, para criar novos sabores. É comum encontrar cervejas de alto teor alcoólico, podendo superar os 10%.

A Bélgica é onde está a maioria dos monastérios Trapistas, uma ordem que produz cerveja há séculos e curou diversos estilos. As Tripels surgiram no monastério de Westmalle e hoje estão por todos o mundo.

Também são comuns os estilos Witbier, Strong Golden Ale e Quadruoel Dark Ale.

Escola cervejeira americana

Essa escola é a mais recente do grupo e tem a peculiaridade de fazer uma releitura das outras três. Assim, os americanos pegaram o que já havia de melhor na história da cerveja e colocaram sua identidade.

A cerveja artesanal americana é conhecida pelas cervejas Lupuladas, especialmente as American IPAs e APAs, além nas New England IPAs que invadiram o mundo nos últimos 4 anos.

Agora que já sabe quais as características de cada escola, conheça a diferença entre uma cerveja Ale e uma Lager.

en_US
pt_BR en_US