A cerveja artesanal vem conquistando um espaço cada vez maior entre os brasileiros. Tanto que em apenas 10 anos, o número de cervejarias artesanais aumentou em mais de 12 vezes, saindo de apenas 70 para mais de 900 cervejarias espalhadas pelo país. Isso significa que o Brasil vem tomando gosto pela cerveja artesanal, pelo seu sabor, modo de preparo e os ambientes em que são consumidas.
Se você curte tomar uma gelada, confira 5 curiosidades interessantes sobre a cerveja artesanal:
1. A espuma é essencial
Você sabia que a espuma é importantíssima para a cerveja? A espuma densa, característica da cerveja artesanal, ajuda a preservar o sabor e o aroma, além de atuar também como isolante térmico, mantendo a temperatura do seu copo.
Se a espuma da cerveja estiver muito fina ou se simplesmente não existir, pode haver algum defeito de fabricação, resíduos de sujeira ou detergente no copo onde foi servida.
É bom dar uma boa olhada na espuma da sua cerveja artesanal antes de tomar!
2. O armazenamento faz a diferença!
A luz do Sol pode interferir muito na cerveja artesanal! Isso porque os raios ultravioleta oxidam os componentes da cerveja. Por isso, a maioria das cervejas artesanais são embaladas em garrafas marrons.
A tampa da garrafa também pode afetar o sabor da sua cerveja, por causa dos componentes metálicos. Assim, o ideal é você armazenar a sua cerveja em pé, para que o líquido não entre em contato com a tampa.
Ah, e beber no copo também é melhor, já que sempre ficam alguns vestígios metálicos da tampa na boca da garrafa!
3. As cervejas artesanais importadas chegaram primeiro
Os brasileiros são conhecidos pelo consumo de cervejas leves, mas passaram a conhecer marcas importadas e foram apurando o paladar cada vez mais. Foi então que algumas marcas nacionais criaram linhas ou opções artesanais, ao perceber o sucesso que as estrangeiras estavam começando a fazer.
Só então empresas menores, especializadas apenas em cervejas artesanais, ganharam mais espaço. Hoje, diferentes marcas e grupos brasileiros independentes produzem e vendem sua cerveja artesanal de fabricação e fórmula próprias.
4. Santo Agostinho é o padroeiro dos cervejeiros
E é reconhecido até pela Igreja Católica!
Agostinho de Hipona nasceu na Argélia, no ano 354. Aos 35 anos ele vendeu todos os seus bens para levar uma vida dedicada aos estudos da filosofia e da teologia e à produção de cerveja!
É interessante lembrar que, naquela época, água potável era um recurso escasso para a população. Em função disso, a dieta das pessoas buscava minimizar as doenças vindas da água não tratada. Ou seja, o álcool presente na cerveja protegia os consumidores!
5. A geladeira existe por causa da cerveja
A geladeira foi inventada em 1856 pelo australiano James Harrison, para resfriar os produtos de uma cervejaria durante o processo de fabricação. O aparelho foi inicialmente utilizado para fins industriais, mas logo se popularizou nas casas dos consumidores ao longo das décadas.
Quer saber mais sobre o mundo cervejeiro? Aprenda a harmonizar a sua cerveja artesanal!