O Mestre Cervejeiro é responsável por todos os aspectos envolvidos na produção de cerveja, desde a seleção dos ingredientes e a mistura da cerveja até a embalagem e distribuição. Eles também são responsáveis por controlar as condições de fermentação, monitorar a qualidade da cerveja em todas as etapas e certificar que a cerveja esteja dentro dos padrões exigidos.
Além disso, eles também são responsáveis por desenvolver novas variedades de cerveja e testar novos ingredientes. É importante notar que o Mestre Cervejeiro deve sempre se esforçar para manter o padrão de qualidade e saber identificar os erros antes que eles afetem a qualidade da cerveja.
É uma profissão para os apaixonados, pois o caminho é longo e requer muito estudo e dedicação. Você acha que tem o que precisa para se tornar um? Acompanhe nosso artigo.
Como se especializar ?
Você deve estar se perguntando, existe faculdade de mestre cervejeiro? Por onde começar. Ainda não existe uma graduação em cervejaria, o que existe hoje no mercado são cursos técnicos de cervejaria.
Graduados em engenharia química ou de alimentos, acabam se destacando na hora de uma possível contratação. Mas ainda assim, precisará passar pela especialização em cervejaria.
Se você quer ser um mestre cervejeiro e ainda não possui uma graduação, pode optar por fazer um curso técnico direto, pulando a parte da faculdade. Mas lembre-se que as fábricas tendem a contratar mais facilmente os engenheiros.
Como profissional responsável por todo o processo produtivo dentro de uma cervejaria, o mestre cervejeiro exige conhecimento técnico, incluindo o domínio das áreas de química, microbiologia e matemática, além de reunir uma série de outras habilidades gerenciais e comportamentais, conforme descrito anteriormente.
Durante o curso, você passará por um estágio supervisionado, que te levará para dentro da cervejaria permitindo que você veja o mundo de perto. Ter experiência trabalhando em uma cervejaria comercial é inestimável antes de tentar abrir sua própria cervejaria ou procurar um emprego.
Para aqueles com um diploma de ciências exatas, uma pós-graduação é o caminho certo para atualizar seu currículo antes de se candidatar a cargos de cervejeiros.
Existe água ideal para a cerveja? Saiba aqui.
Atenção aos cursos
É neste ponto que os interessados em seguir carreira nesta profissão devem estar cientes de que nem todo curso com a palavra Mestre Cervejeiro no título do curso é elegível para responsabilidade técnica.
Isso porque as pessoas que normalmente assumem a responsabilidade pela segurança e produtos fabricados na indústria de alimentos e bebidas são profissionais com nível superior, ou seja, engenheiros, químicos, nutricionistas, etc.
A exceção prevista em lei é justamente para profissionais de nível técnico que possuam diploma de instituição reconhecida oficialmente pelo sistema de ensino, desde que sigam as orientações de suas respectivas comissões de classe, conforme veremos a seguir.
É por isso que um curso menos de 1200 horas/aula oferecido por uma pessoa física ou até mesmo uma pessoa jurídica sem a devida certificação, mesmo que o curso se chame “Mestre Cervejeiro”, não permite que o aluno responda tecnicamente a questões cervejeiras, mesmo que termine com um certificado.
Então preste muita atenção!
Para fazer aulas na área cervejeira, o aluno deve procurar instituições de ensino que atendam às normas legais e do mercado de trabalho. Da mesma forma, as cervejarias devem ter muito cuidado para não acabar contratando profissionais que não tenham a qualificação esperada.
Conheça a lei da pureza da cerveja.
Instituições para ficar de olho
São poucas as instituições que oferecem o curso necessário para se tornar um mestre cervejeiro, no Brasil apenas três instituições possuem essa opção, sendo elas a pós-graduação em tecnologia cervejeira da ESCM, o curso de MBA do SENAI e no ano passado a Unesp lançou seu curso de especialização em tecnologia cervejeira, podendo participar do curso profissionais formados em diversas áreas, como Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Agronomia, Química, Biologia.
Já no exterior, 11 instituições oferecem o curso, passando por Irlanda, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Inglaterra.
Porém o maior destaque vai para a Technische Universität München -TUM (Universidade Técnica de Munique), Ao pensar em cursos de graduação e pós no exterior, é comum lembrarmos das Ivy Leagues, como Harvard e Stanford, ou das universidades inglesas Oxford e Cambrigde. No entanto, quando o assunto é cerveja, a TUM deixa a concorrência para trás.
Sou apaixonado por cerveja, é para mim?
Como já foi dito anteriormente, o caminho não é simples e exige um bom conhecimento na área química, matemática e biológica. Se esses não são seus pontos fortes, talvez não seja a profissão ideal.
Todo mestre cervejeiro é apaixonado por cerveja, mas nem todo apaixonado é um mestre cervejeiro.
Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog para tirar todas as suas dúvidas.