De onde vem a cor das cervejas escuras?

De onde vem a cor das cervejas escuras?

Tem gente que acha que cerveja escura é tudo igual, mas isso não é verdade! Apesar de terem uma etapa em comum no processo de produção, as cervejas escuras são divididas entre muitos estilos diferentes. Por isso, há muitos sabores e aromas por aí que compõem experiências únicas de degustação.

Neste artigo, você vai entender melhor o processo de produção que dá origem a diferentes estilos de cervejas escuras. 

A importância do malte na coloração das cervejas

O processo de produção de uma cerveja envolve quatro elementos básicos: água, lúpulo, malte e leveduras. Quando falamos da cor da bebida, o malte é o ingrediente mais relevante. Durante a torra, o malte sofre duas reações: caramelização e Maillard. 

A caramelização acontece por causa do aquecimento do açúcar presente no malte. Já a reação de Maillard acontece por causa do aquecimento do açúcar junto com as proteínas do malte, que reagem para produzir os pigmentos escuros chamados melanoidinas. 

Assim, quanto mais tempo o malte for aquecido durante a torra, mais intensas serão as reações que escurecem os grãos. Depois de ser moído e de entrar em contato com a água, o malte transfere os pigmentos para o mosto, dando origem à colocação mais escura da cerveja produzida. 

Contudo, vale lembrar que existem outros ingredientes, como as frutas, que podem influenciar na cor das cervejas. Saiba mais sobre como são feitas as cervejas frutadas

Principais estilos de cerveja escura

Porter 

A cerveja Porter surgiu no século XVI, e seu nome é uma referência aos trabalhadores dos portos britânicos que produziam a bebida. Esse estilo de cerveja era muito consumido pelos estivadores depois dos longos dias de trabalho. As Porters têm um forte sabor de malte tostado, com pouco lúpulo e textura cremosa. 

Stout

A Stout foi desenvolvida a partir da Porter, e os dois estilos são tão parecidos que costumam confundir até mesmo os conhecedores de cerveja mais experientes. A Stout possui um sabor de cevada torrada que lembra café e cacau. É uma cerveja que possui vários sub estilos: Dry Stout, Russian Imperial Stout, Sweet Stout, American Stout. 

Schwarzbier

A Schwarzbier é uma cerveja de origem alemã que traz baixo dulçor e amargor moderado. Equilibrada e com final seco, a Schwarzbier tem uma espuma volumosa e persistente na cor bege ou bronze. Uma curiosidade interessante é que a palavra “Schwarz” significa preto, o que faz algumas pessoas entenderem o termo Schwarzbier como qualquer cerveja escura. 

Munich Dunkel

A Munich Dunkel é a cerveja escura da Europa. É uma bebida de baixa fermentação com uma coloração marrom escura e uma presença predominante do malte com notas suaves de chocolate, caramelo e biscoito. A Munich Dunkel traz o equilíbrio perfeito entre o dulçor do malte e o amargor do lúpulo. 

Malzbier

A Malzbier é uma cerveja bastante polêmica por conta da sua composição, mas ainda assim é uma das cervejas escuras mais encontradas no Brasil. É uma bebida muito doce por causa da adição de xarope de açúcar e caramelo logo após a fermentação, o que também resulta na coloração escura. A característica mais marcante da Malzbier é o baixo teor alcoólico.

Você já tomou cervejas sem álcool? Entenda qual é o processo de produção deste tipo de cerveja. 

Conheça a Munich Dunkel da Cervejaria Antuérpia

Se você busca por uma cerveja escura elegante e saborosa, a Munich Dunkel é ideal para você! Parte da linha Tradicional, essa cerveja toma conta do paladar com presença rica de malte tostado, notas de chocolate e café. Tem uma leve presença de lúpulo e um colarinho cremoso cor de bronze. É a bebida perfeita para acompanhar carnes vermelhas, carnes suínas, goulasch, queijos fundidos, massas e risotos com molhos de funghi e cogumelos.

Saiba mais sobre essa cerveja incrível.

pt_BR
en_US pt_BR