Russian Imperial Stout: cerveja feita para czares russos

Russian Imperial Stout: cerveja feita para czares russos

A Russian Imperial Stout é um estilo de cerveja artesanal cheio de personalidade! Deliciosa e encorpada, a bebida foi desenvolvida a partir das Porters inglesas. Conheça a origem, as características e a harmonização dessa cerveja tão especial.

A história da Russian Imperial Stout

Também conhecidas como RIS, as primeiras cervejas do estilo Russian Imperial Stout foram fabricadas por cervejeiros ingleses e exportadas para os czares russos do século XVIII. O alto teor alcoólico e a alta concentração de lúpulo conservavam a cerveja por mais tempo e impediam o congelamento da bebida durante a viagem de navio através do mar báltico. 

Porém, não se sabe ao certo quem foi a pessoa responsável pela popularização do estilo nas terras russas. Enquanto algumas fontes citam a imperatriz Catarina, a Grande, outras citam o imperador Alexandre I. 

Independente da real origem do estilo Russian Imperial Stout, é fato que hoje essa é uma das cervejas mais apreciadas no país. Inclusive, ao contrário do que se pensa, a bebida alcoólica mais consumida na Rússia não é a vodka, e sim a cerveja.

Conheça as cervejas que mais combinam com o inverno.

Características do estilo

A Russian Imperial Stout é uma cerveja de sabor intenso. Possui uma coloração escura e opaca, composta por variações de um marrom avermelhado de acordo com os ingredientes adicionados no processo de produção. A espuma é densa e persiste no copo. 

O estilo possui teor alcoólico entre 8% e 12%, o que oferece uma sensação de aquecimento na boca. O malte tostado oferece diferentes níveis de sabor, com notas de chocolate, café e toffee. É uma cerveja mais amarga, por conta do elevado teor de lúpulo. 

Como harmonizar a Russian Imperial Stout

Na hora de harmonizar uma cerveja, é importante pensar nas características da bebida e dos pratos para que nenhum dos sabores seja perdido no paladar. E com a Russian Imperial Stout não é diferente!

Por conta do alto teor alcoólico e das notas de malte torrado, a RIS combina com as mais variadas sobremesas. Porém, esse estilo de cerveja também harmoniza com frutos do mar refinados, como as ostras.

Conheça a Kremlin

Queridinha do público, a Kremlin é a Russian Imperial Stout da Cervejaria Antuérpia. Forte, escura e densa, com alto nível de lupulagem, essa cerveja é produzida com uma combinação de seis maltes especiais. Possui notas de chocolate, toffee, café, e um toque delicioso de carvalho.

A Kremlin é uma cerveja arrebatadora, com elevado teor alcoólico. Combina com sobremesas diversas, como apfelstrudel, crème brulée e doces à base de chocolate. 

Curtiu esse texto e quer conhecer outros estilos de cerveja? Conheça também a Barley Wine, a cerveja que se parece com vinho. 

pt_BR
en_US pt_BR