Como aproveitar ao máximo o sabor da cerveja artesanal

Como aproveitar ao máximo o sabor da cerveja artesanal

A produção cervejeira que existe hoje é o resultado de centenas de anos de trabalho para aperfeiçoar o resultado final. Assim como o vinho, a cerveja também tem os seus artifícios! Tudo é pensado de forma a aproveitar ao máximo os sabores, os aromas e as texturas presentes na bebida. Assim, beber cerveja pode ser uma experiência altamente sensorial.

Neste post, você vai descobrir o que você pode fazer para curtir todas as características da sua cerveja artesanal.

5 formas de transformar a degustação da cerveja 

Armazenamento

Você sabia que o armazenamento pode influenciar o sabor da sua bebida? O metal da tampa das garrafas pode alterar as propriedades da cerveja, interferindo no sabor e nos aromas. Por isso, as cervejas artesanais embaladas devem ser armazenadas sempre de pé, seja no armário ou na geladeira.

Ah, e nada de beber direto da garrafa! Os resíduos metálicos também podem alterar a percepção que você tem da sua cerveja.

Temperatura ideal

A temperatura é outro fator que interfere muito na apreciação das cervejas artesanais. Contrariando as referências de grande parte dos brasileiros, nem todas as bebidas combinam com a temperatura “estupidamente gelada”.

Cada estilo de cerveja tem uma temperatura perfeita para favorecer a percepção dos sabores, dos aromas, da carbonatação e do teor alcoólico. Conheça a escala proposta pelo beer hunter Michael Jackson com a temperatura ideal de diferentes bebidas.

Copo certo

Existem mais de 15 tipos de copo diferentes para apreciar uma boa cerveja. Cada estilo de cerveja tem características de carbonatação, formação de espuma e liberação de aromas que podem ser melhor apreciadas no copo adequado. 

Da clássica tulipa até o canecão de 1L, os diferentes copos favorecem as propriedades organolépticas de uma boa cerveja artesanal. Ah, e não se esqueça da caneca de choppada, aquela com uma cordinha para você pendurar no pescoço! Leia nosso post para saber mais sobre esses e outros copos de cerveja.

Espuma

Inclinar o copo na hora de servir é coisa de quem não sabe beber cerveja! A espuma é importantíssima para poder apreciar a sua bebida da melhor maneira possível. Ela age como isolante térmico e ajuda a manter a cerveja na temperatura ideal por mais tempo. A espuma também retém alguns dos gases da cerveja, o que evita aquela sensação de estômago cheio.

Além disso, a espuma também revela a qualidade da sua cerveja. A falta dela pode indicar que houve alguma falha na produção ou que a bebida passou do prazo de validade.

Harmonização

Fazer a harmonização correta pode mudar completamente a forma como você aprecia a sua cerveja artesanal. As características e os ingredientes dos pratos que vão acompanhar a sua bebida são extremamente importantes porque podem valorizar ou arruinar a sua experiência.

Você pode combinar os alimentos com a cerveja de acordo com três parâmetros simples: contraste, semelhança ou corte.

A harmonização por contraste segue a ideia de que os opostos se atraem e combina cervejas que possuem características completamente diferentes dos pratos servidos. Já a harmonização por semelhança busca ingredientes, sabores e aromas parecidos. E a harmonização por corte busca suavizar alguma característica presente na comida ou na bebida.

Você sabia que existem diferentes estilos de Indian Pale Ale? Conheça as diferentes variações dessa cerveja.

en_US
pt_BR en_US