O que a cerveja brasileira tem de original?

O que a cerveja brasileira tem de original?

Apreciar uma boa cerveja com os amigos ou a família é uma das coisas mais valorizadas pelos brasileiros. Mas existe algo nas nossas cervejas que é diferente dos outros países, não é? Cavamos um pouco mais fundo para descobrir as características que tornam a cerveja brasileira tão especial. 

Antes de tudo, é importante dizer que o Brasil adora uma cerveja! O país consome em média 14,1 bilhões de litros da bebida por ano. Em 2020, a cerveja ficou na frente da cachaça, que tem em média 520 milhões de litros consumidos, e do vinho, com 363,9 milhões de litros. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Cerveja, do Instituto Brasileiro de Cachaça e da Ideal Consulting. 

Com toda essa paixão pela bebida, os brasileiros encontraram um jeito de transformar a nossa cultura cervejeira em algo único. Conheça algumas curiosidades.

Clima, copos e bons momentos

Neste post, você vai descobrir que o clima do Brasil influencia muito nos ingredientes das cervejas e também nos momentos em que consumimos a bebida.

Clima quente, breja gelada

Em um país onde o sol reina durante boa parte do ano, é natural que a população tenha preferência por consumir bebidas mais refrescantes. Isso vale para grande parte das bebidas, alcoólicas ou não, da água sem gás aos drinks mais elaborados.

Por conta disso, as cervejas produzidas em território nacional são mais leves, perfeitas para serem tomadas “estupidamente geladas”. Estudos indicam que as cervejas brasileiras industrializadas têm em média 45% de milho na sua composição. Isso não quer dizer que essas bebidas têm menos qualidade, é apenas um reflexo de uma série de fatores, como o clima tropical. 

De acordo com a escala proposta pelo beer hunter Michael Jackson, quanto mais leve a cerveja, mais gelada deve ser. Mas não gelada demais, ok? A cerveja abaixo de 0 °C pode afetar negativamente as suas papilas gustativas, limitando o paladar e impedindo de sentir o verdadeiro sabor do rótulo. Saiba mais sobre a temperatura ideal para cada tipo de cerveja.

Copo americano ou brasileiro mesmo?

Apesar do nome, o copo americano é, na verdade, um copo brasileiro. Foi criado na década de 1940 quando o empresário Nadir Dias de Figueiredo decidiu produzir copos de vidro para vender no país. Ele se inspirou em um dos modelos mais populares da época, mas o copo americano comercializado no Brasil foi totalmente redesenhado para a nossa terra. 

Assim, o copo americano se popularizou nas casas brasileiras e hoje é um dos elementos mais fundamentais da cultura brasileira. Seja para tomar um cafezinho ou uma cerveja, é o copo preferido de boa parte da população do país. 

E quando se trata da breja, há um motivo muito importante: a temperatura. No clima do Brasil, beber cerveja em uma caneca grande não faz muito sentido, já que o líquido vai esquentar rapidamente. É aí que entra o copo americano, menor que a maioria dos copos, permitindo tomar a cerveja aos poucos.

O segredo está nos bons momentos

Independente do copo ou do rótulo saboreado, o que diferencia a cerveja brasileira das demais pelo mundo são os bons momentos em que a bebida é apreciada. Pense bem: beber uma cervejinha gelada é algo que está quase sempre relacionado à curtição com os amigos, ao happy hour depois do trabalho e ao churrascão de domingo com a família. 

A ocasião em que a cerveja é experimentada faz toda a diferença para afetar o seu paladar e fazer da bebida uma das mais queridas dos consumidores brasileiros. 

Está procurando por uma boa cerveja artesanal para tornar os seus momentos ainda mais especiais? Conheça os rótulos da Cervejaria Antuérpia.

en_US
pt_BR en_US