Catharina Sour foi o primeiro estilo brasileiro a ser reconhecido internacionalmente como um estilo de cerveja. Com o sabor das frutas e toda a criatividade dos cervejeiros do Brasil, essa cerveja vem conquistando cada vez mais o paladar dos apreciadores de cerveja artesanal.
Conheça a origem e as características desse estilo tão especial de cerveja.
Um estilo criado e aprimorado por brasileiros
A Catharina Sour foi o primeiro estilo brasileiro a ser reconhecido internacionalmente. A história do estilo começou em 2016 quando cervejeiros do estado de Santa Catarina decidiram fazer uma bebida com características próximas da Berliner Weisse e adição de frutas. Na época, o experimento foi considerado uma brincadeira entre os produtores, que usavam ingredientes diferentes na fabricação das bebidas artesanais.
Depois de um workshop da Associação Catarinense de Cervejarias Artesanais (ACASC), os produtores decidiram se dedicar mais ao estilo e fortaleceram a presença da Catharina Sour no mercado brasileiro de cervejas artesanais.
Conheça as principais características das cervejas artesanais brasileiras.
Foi apenas em 2018 que o estilo foi reconhecido pelo Beer Judge Certification Program (BJCP), organização norte-americana sem fins lucrativos que busca promover o conhecimento cervejeiro e estimular a apreciação de cervejas. O BJCP julga e classifica estilos de cerveja ao redor do mundo e é o maior guia de estilos do universo cervejeiro. O programa conta com mais de 7 mil juízes em 40 países.
Características da Catharina Sour
A Catharina Sour é um estilo de cervejas de trigo, produzidas com alta fermentação e acidez lática com acréscimo de frutas. Possuem amargor moderado, corpo leve e um teor alcoólico dentro da média das cervejas.
Uma curiosidade interessante é que o estilo não utiliza necessariamente frutas frescas na sua produção. Por isso, pode-se encontrar rótulos com adição das mais diferentes variações de frutas.
Já a harmonização vai depender do rótulo. Algumas cervejas do estilo combinam mais com comidas gordurosas por causa da acidez, enquanto outras já são melhor apreciadas com pratos mais suaves.
Saiba mais sobre como harmonizar cervejas artesanais e otimizar a sua experiência de degustação.
Conheça a Quintal, a Catharina Sour da Cervejaria Antuérpia
A Quintal é o rótulo do estilo Catharina Sour produzido pela Cervejaria Antuérpia. A cerveja possui três versões deliciosas: jabuticaba, mexerica e morango com hibisco. Todas evocam as memórias mais queridas da infância, de quando comíamos frutas no quintal da casa da vovó.
São cervejas leves, de alta drinkabilidade e cheias de sabor. Ideais para saborear nos dias mais quentes, as cervejas Quintal combinam muito com sobremesas, saladas ou frutos do mar de sabor suave.Curtiu esse conteúdo e quer conhecer mais estilos de cerveja artesanal? Conheça as diferentes variações da India Pale Ale.